quarta-feira, 29 de outubro de 2008

ECS Weber

Com a leitura do texto e a participação do Fórum, sobre a “ A perspectiva weberiana de educação”.
Entendi que existem três tipos de dominação, sendo elas:
Dominação Legal
Dominação Tradicional
Dominação Carismática.
A Dominação Legal: exige leis, existe muita burocracia. Na existência de um estatuto, suas leis podem ser modificadas.
Como funcionários do estado não temos autonomia e nem independência.
Pelo estatuto fica constituído que ao mesmo tempo quem manda, também obedece, sendo que quem ordena é superior, cujo direito está burocraticamente organizado.
Dominação Tradicional: chamada também de dominação patriarcal, acreditando que são pessoas especiais com poderes, como se fossem virtuosos.
A cooptação(associação) dominante é de caráter comunitário, o “Senhor“, manda e o povo obedece. “Manda quem pode e obedece quem precisa”,
( ditado popular e antigo).
A obediência acontece por sua dignidade própria, por fidelidade, e por ser algo que se faz por tradição, desde sempre.
Dominação Carismática: acontece por afeição, à pessoa que está no comando. È como se fosse uma pessoa que soubesse fazer mágica, tido como herói.
O dominador é uma pessoa especial para o dominado, que sempre vai dominar enquanto seu carisma existir. O dominado acha que o dominador é um ser superior, com dons sobrenaturais e que tem o dom de profetizar.
Também é destituído do comando, quando cai em descrédito, quando seus súditos não vêem mais a qualidade de líder.
Em outras escolas que trabalhei, sempre foi a dominação legal, e tradicional, pois tem certas pessoas que quando ocupam um cargo, com um salário melhor acham-se donos da escola, fazendo com que nos sintamos inferiores.
Na escola que estou atualmente, predomina a dominação legal e a carismática. Nossa diretora no primeiro mandato foi eleita por não ter mais ninguém com ensino superior que quisesse, pois a escola estava num estado lastimável. Nos três primeiros anos ela fez uma direção, no sentido de melhorar a escola para que a mesma crescesse. Nossa chefa dominada ao mesmo tempo domina democraticamente, sempre pensando no bem estar dos alunos, professores e funcionários. Como um ser humano, que parece tão frágil, mais parecendo uma adolescente, acho que seu carisma ajuda na dominação, pois sempre as pessoas estão disposta a cooperar, para que a escola avance de modo que todos fiquem felizes. Vejo que com estes dois tipos de dominação existente na minha escola, toda a comunidade saiu ganhando.

Nenhum comentário: