quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Setembro eixo 2

Postagens de 2008 – Blog

Através do texto constatei que o autor “Maurice Tardif” tem razão.
Comparando o trabalho industrial com o trabalho docente, vemos que são totalmente diferentes: trabalho na indústria, com objetos materiais, precisos, a curto prazo, material, seriado passivo, controlado pelo profissional, pode ser medido, avaliado, o consumo do produto do trabalho é totalmente separável da atividade do trabalhador.
Trabalho docente: com seres humanos, ambíguos, ambiciosos, a longo prazo, oferece resistência, autodeterminação, ativo, o trabalhador precisa da colaboração do objeto, o trabalhador não pode controlar o objeto, intangível e imaterial, não pode ser medido dependente do trabalhador.
Analisando as outras atividades existentes e comparando com o trabalho docente, onde nosso objeto de trabalho são seres humanos, seres únicos, com características diferentes, angustias, dúvidas, incertezas, problemas familiares. O professor tem o dever de ensinar, fazer com que o aprendizado de cada aluno se concretize mesmo com suas diferenças individuais. Existe um Regimento Escolar, e um Projeto Político Pedagógico, para nortear o professor, e este consiga fazer da melhor maneira possível interagindo com os alunos, muitas vezes improvisando, saindo do planejamento diário, deve ser flexível e os professores estarem abertos para as modificações necessárias. Fazendo o que for necessário para conseguir seu objetivo de ensinar, fazendo com que o aluno realize efetivamente este aprendizado.
No trabalho docente, o objeto de trabalho são seres pensantes, seres sociais, que despertam certas atitudes nos professores, e estes influenciam os mesmos de maneira positiva, mas como ser social, ele recebe certas influências que escapam do controle, do professor, do trabalhador docente.
A arte de ensinar, ou seja, levar o ensino-aprendizagem para os alunos, é quando o professor consegue passar o seu “saber” de forma simples da prática do próprio ofício, levando o ensino, tendo que muitas vezes criar um meio para que este aprendizado aconteça, prendendo, levando o aluno querer aprender por vontade própria

Como trabalhador docente, em seu dia-a-dia, o professor precisa envolver-se emocionalmente para conseguir que o aluno participe ativamente da aula, com o seu objeto de trabalho, o aluno necessita uma interação com o professor. O professor faz a diferença dentro da sala de aula quando realmente se envolve com o aluno, ele passa a confiar mais no professor, e este passa a ver a educação de outra maneira. Vê o professor como um amigo.
Aqui posso relacionar com o meu TCC, pois o envolvimento existente entre professor/aluno se dá a partir da afetividade com que o professor o trata. Trazendo assim a confiança necessária para que ele acredite que o professor realmente deseja o seu bem, desta maneira criando um elo de amizade.
Profissionalmente guiado por um PPP e um Regimento Escolar, independente, com moral. Como autônomo cria seu próprio ambiente pedagógico, assumindo e resolvendo seu dia-a-dia, com uma visão ampla de mundo, de homem e de sociedade.
Nas outras profissões, como indústria, o operário pode notar seu produto, tal qual ele fabricou, e os profissionais da educação não conseguem de imediato ver o resultado do seu produto, pois ele vai crescendo de acordo com sua maturidade e tem um contínuo aprendizado, é um produto que se modifica gradualmente, ao longo da vida.
O trabalhador docente, é formador de seres humanos críticos, formadores de caráter, de personalidade. Do professor depende este ser que ao longo da vida vai se tornando adulto, formador de opiniões, com ideais próprios. Deste trabalhador depende o nosso futuro, sua responsabilidade é muito grande, pois estão formando cidadãos do mundo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção” Paulo Freire
Postado por NINA às 14:24 0 comentários
Marcadores: Construção do Saber.



Evidências:
Neste semestre consegui me organizar melhor, postando no prazo previsto com raras exceções.
Com o término da cadeira de 2006, acredito que posso, devo sempre postar em dia.
Neste semestre podemos contar com mais uma pessoa maravilhosa, que no primeiro dia de aula, foi enérgica, mas que ao mesmo tempo nos deu a liberdade de expressão, e com isso podendo nos ajudar. Enérgica, mas justa, sempre em dia com seus comentários, nos estimulando, e levando-nos querer mais crescimento, pois sempre estava envolvida com sua interdisciplina e com seus alunos, buscando sempre nos oferecer mais algum texto que pudesse nos ajudar na atividade. Com seu comprometimento, levou-nos a querer mais e buscar mais. Aprendemos que devemos levar nosso aluno a querer aprender, e ela foi um exemplo disso, senti necessidade de ir em busca de mais .
Na apresentação não chorei, estou muito feliz.
Para o próximo, continuar crescendo e conseguir, ter melhor expressão, em todos os sentido.
Postado por NINA às 17:25 0 comentários

Hoje para mim fica bem claro que a professora Vera, acima citada foi afetiva, pois há evidências disto, criamos um elo e mesmo depois de ter terminado o semestre ela enviava algum texto ou alguma mensagem.

Me auto- avaliando, penso que as duas primeiras atividades, podia ter feito melhor, deixei a desejar, não atendi o solicitado. Acredito também que no início os prazos estavam curtos, e os textos de todas as interdisciplinas muito grandes. Na primeira aula presencial conversamos com a Professora Vera, explicando a necessidade, ela entendeu e nos ajudou desta forma alongando mais os prazos de postagens.
Gostei de participar dos fóruns, pois neles pude desenvolver os texto das atividades com melhor clareza, acho que é uma maneira te ter uma participação mais ativa , e realmente entender e atender o solicitado.
O prazo na minha auto-avaliação vejo que falhei, pois participei de dois Seminários, em duas semanas seguidas, e assim postando depois do último dia. Acredito que tenha acontecido uma única vez.
A professora Vera, levou-me a pesquisar, pois ela instiga, encaminha para a realização de um trabalho bem feito, pois participou ativamente, neste semestre pelo email, trazendo textos, aguçando minha curiosidade.
Quanto as atividades que necessitavam de um complemento, de melhorá-las sempre refiz dentro do meu entendimento.
As aulas de ECS, foram muito prazerosas, foram gostosas de fazer, pois quando menos se esperava vinha um email da professora Vera e da nossa Tutora Zezé, nos explicando, nos mostrando algo mais sobre a atividade em andamento, e sempre procurei interagir e agradecer pelas suas disponibilidade.

Aqui serve um gancho para meu TCC, pois em todos os momentos a professora Vera e a nossa tutora Zezé demonstraram afetividade, que naquele período não se reconhecia como tal. "Não se pode falar de educação sem amor. " (Paulo Freire).
frases.netsaber.com.br/frase_3018/frase_de_paulo_freire

Todas as aprendizagens que consegui conquistar em ECS, com certeza me ajudarão no trabalho docente, mas na atualidade já está fazendo diferença na minha vida, pois atualmente atuo na Secretaria da escola. ECS está me ajudando a entender um pouco de política. Ela faz com que eu queira aprender mais, para poder participar efetivamente como cidadã, podendo assim ajudar a Sociedade, saber dos seus direitos e deveres. Um dos direitos é a Cultura, e uma Escola que realmente faça diferença na sua comunidade.
Postado por NINA às 04:58 0 comentários
Marcadores: Cultura

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

O relaciomento do professor com o aluno realmente é peça chave no processo de ensino-aprendizagem. Como disseste o objeto de trabalho do professor é outro ser humano como ele que traz muitas angústias e uma grande bagagem. Por isso devemos considerar tudo isso ao trabalharmos com educação.

Abraços
Roberta