sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Setembro - Quarta postagem





Fotos de uma peça de Teatro que fomos assistir no período do estágio, com meus aluninhos. Tiago assustou-se com o Capitão Gancho, levei-ô para ver que ele estava somente representando. Capitão Gancho despertou o sentimeto de medo.
Situação que resolvemos na mesma hora, com a aproximidade, conversa e as fotos.


Voltando às minhas postagens deste mês no blog, vejo que consegui articular meu TCC com a maioria dos textos dos eixos 1, 2, 3, no meu caso, textos do semestre de 2006.
Nos meus estudos até agora, a interdisciplina de Teatro é a que mais condiz com meu TCC sobre a “Afetividade”, pois o teatro pode nos proporcionar mais intimidade criando assim um vínculo afetivo.
Conforme texto, (Afetividade e Aprendizagem: Relação Professor- Aluno de Elvira Cristina Martins Tassoni. Universidade Estadual de Campinas). O ser humano traz consigo sentimentos ao nascer, que podem ser bons ou maus, cabe aos pais, com quem há as primeiras interações, e às pessoas do seu convívio trabalhar esses sentimentos, com sua interação sujeito, sujeito e o objeto.
Mesmo num monólogo, existe a interação entre o ator e a platéia, mesmo na distância do palco a demonstração de afeto se traduz através dos aplausos, e desta maneira o ator sabe que pode continuar com sua apresentação.
O teatro nos propõe uma noção sutil, quase imperceptível, assim como o afeto, quando aprendemos através deles naturalmente. Aparentemente, parece que não aprendo com uma peça de teatro, mas subjetivamente é certo que algo se modificou. Assim como o afeto, interiormente ele existe, mas se ele existe haverá aprendizagem. Como diz Paulo Freire:
"Não se pode falar de educação sem amor".
www.sitequente.com/frases/educacao.html

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Fico feliz ao ler tuas postagens e ver que está conseguindo trazer os elementos essenciais para uma boa postagem nesse semestre.
Sempre contextualiza o semestre e a interdisciplina que está falando, nesse última postagem trouxeste o aporte teórico finalizando com a reflexão.

Abraços
Roberta