domingo, 12 de julho de 2009

Estádios( Piaget)

Segundo Piaget, trazemos em nossa genética o conhecimento, e junto com o meio, construímos nossas aprendizagens.
Conforme seus estudos existem quatro estádios de desenvolvimentos cognitivos.

1º Experiência Sensório Motora – (De 0 à 2 anos) – O sujeito usa os sentidos para interagir com o meio.

2º Pré-operatório – (De 2 anos aos 6 anos). O pensamento sofre transformações qualitativa ( determina a qualidade ), as crianças já não usam somente a suas sensibilidades, neste estádio cresce a capacidade de armazenamento, ele começa a compreender e falar.

3º Operatório –concreto – (De 06 anos aos 11 anos). É o estádio operacional, onde já podem testar os problemas
.
4º Operatório Formal – (A partir dos 12 anos). É nesta fase que a criança desenvolve a sua própria identidade

Como afirma Piaget o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado, o conhecimento resulta das ações e interações do sujeito no ambiente
O professor deve buscar interferir menos, respeitar as fases do aluno, e corresponder aos seus interesses. As correções não acontecem, o professor deve fazer o aluno entender que os erros também fazem parte da aprendizagem.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do seu processo de aprendizagem, com o auxilio dos colegas, com pesquisas, estimulando a busca de respostas para suas duvidas, desenvolvendo assim o raciocínio. Rejeita a apresentação dos ditos conhecimentos prontos.



Através de minhas leituras, pesquisas e trabalhos feitos, neste curso de pedagogia à distância da UFRGS; Trabalhos dentro de sala de aula juntos aos alunos; Trabalhos em grupos; Fóruns de discussões, onde interagimos com os colegas, professore e tutores; A minha ida à FACED, pude interagir mais diretamente com os professores e tutores, e construir mais alguns conhecimentos, sobre as interdisciplinas de todos os eixos e sempre que necessário busco junto a eles, mais explicações.

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Nina,

Achei muito interessante esse registro. Mas senti falta de alguma relação com as interdisciplinas do eixo. Em qual (ou quais)delas tu pode identificar ou te apropriar desses conhecimentos? Chegastes a vivenciar momentos onde o professor valoriza o teu processo de aprendizagem, conhecimentos prévios, estimula a pesquisa, etc.?
Ficarei aguardando uma complementação, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie