Segundo Piaget, trazemos em nossa genética o conhecimento, e junto com o meio, construímos nossas aprendizagens.
Conforme seus estudos existem quatro estádios de desenvolvimentos cognitivos.
1º Experiência Sensório Motora – (De 0 à 2 anos) – O sujeito usa os sentidos para interagir com o meio.
2º Pré-operatório – (De 2 anos aos 6 anos). O pensamento sofre transformações qualitativa ( determina a qualidade ), as crianças já não usam somente a suas sensibilidades, neste estádio cresce a capacidade de armazenamento, ele começa a compreender e falar.
3º Operatório –concreto – (De 06 anos aos 11 anos). É o estádio operacional, onde já podem testar os problemas
.
4º Operatório Formal – (A partir dos 12 anos). É nesta fase que a criança desenvolve a sua própria identidade
Como afirma Piaget o conhecimento não pode ser concebido como algo predeterminado, o conhecimento resulta das ações e interações do sujeito no ambiente
O professor deve buscar interferir menos, respeitar as fases do aluno, e corresponder aos seus interesses. As correções não acontecem, o professor deve fazer o aluno entender que os erros também fazem parte da aprendizagem.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do seu processo de aprendizagem, com o auxilio dos colegas, com pesquisas, estimulando a busca de respostas para suas duvidas, desenvolvendo assim o raciocínio. Rejeita a apresentação dos ditos conhecimentos prontos.
Através de minhas leituras, pesquisas e trabalhos feitos, neste curso de pedagogia à distância da UFRGS; Trabalhos dentro de sala de aula juntos aos alunos; Trabalhos em grupos; Fóruns de discussões, onde interagimos com os colegas, professore e tutores; A minha ida à FACED, pude interagir mais diretamente com os professores e tutores, e construir mais alguns conhecimentos, sobre as interdisciplinas de todos os eixos e sempre que necessário busco junto a eles, mais explicações.
domingo, 12 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Nina,
Achei muito interessante esse registro. Mas senti falta de alguma relação com as interdisciplinas do eixo. Em qual (ou quais)delas tu pode identificar ou te apropriar desses conhecimentos? Chegastes a vivenciar momentos onde o professor valoriza o teu processo de aprendizagem, conhecimentos prévios, estimula a pesquisa, etc.?
Ficarei aguardando uma complementação, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie
Postar um comentário