terça-feira, 7 de julho de 2009

Ética

Segundo o que me foi ensinado em casa, pelos meus pais, devemos sempre falar a verdade, ser honestos, não mexer no que não nos pertence, tratar todas as pessoas com fraternidade, ser ética, ser educada com os demais, fazer a caridade, enfim ser uma pessoa íntegra, com direitos e deveres. Ter ética é ser íntegro, depois de falar ou ter feito algo que não devia ter feito, sempre assumir, pedir desculpas se necessário for, mas a verdade acima de tudo. O que para mim é errado, também não devo fazer a outrem. A moral também se ensina com atitudes e exemplos.



Para deixar mais claro: defino moral e ética.

A moral é definida por valores que a sociedade impõe, como correto.
Exemplo a prostituição, uso de drogas, a sociedade ensina como errado. Para meu filho tentei passar o que é moralmente correto, os dez mandamentos da Bíblia, e com minhas atitudes mostrar-me moralmente correta, estes ensinamento é de geração em geração.



A ética é a maneira de agir diante da moral construída durante a vida.
Ex: Assumir a responsabilidade diante de seus atos, não roubar a idéia alheia, fazer realmente o que ensina com suas atitudes, nunca se contradizer.



Porém, deve-se deixar claro que etimologicamente “ética” e “moral” são expressões sinônimas, sendo a primeira de origem grega, enquanto a segunda é sua tradução para o latim. Diferença de Moral e Ética. Submitted by bardo on sat, 07/02/2009 – 20:23. Moral e ética. Por isso que há tanta confusão nos significados de moral e ética. ...
as.castelodotempo.com/.../diferen-de-moral-e-tica – Em cache – Similares –

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

Saberias diferenciar, teoricamente, o que é ético do que é moral? Tudo o que é ético é moral e vice-versa? Pergunto porque segundo o teu texto os dois parecem sinônimos. Será que são?
Vamos continuar conversando, ok?
Grande beijo,
Profa. Nádie