terça-feira, 16 de novembro de 2010

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

Aprendi lendo o texto “As histórias, sob a ótica das crianças” e assistido o vídeo das narrativas de crianças de 3 a 6 anos, analisados por Monique Deheinzenlin na interdisciplina de LINGUAGEM E EDUCAÇÃO . E através da minha experiência onde ouvi a narrativa de uma aluninha de 5 anos. Pude notar que nesta idade é tudo brincadeira, é tudo um faz de conta, assim no meu estágio procurei respeitar a faixa etária, trazendo muitas histórias, disponibilizando um horário para aquela criança que gostaria de contar algo para nós, pudesse faze-lo. Eles misturavam a realidade com histórias, criando assim sua versão, portanto uma nova história. Nos primeiros anos de vida é comum que isto aconteça e o adulto deve entender a sua importância. É aí que acontece o nascimento das narrativas a linguagem organiza o pensamento. Proporcionar estas aprendizagens para a criança irá contribuir para que ela se expresse melhor, no amadurecimento afetivo garantindo e ampliando o universo para além do cotidiano, ajudando no desenvolvimento de sua autonomia.
Segundo Jean Piaget , a "Autonomia e a capacidade de coordenação de diferentes perspectivas sociais com o pressuposto do respeito recíproco".

28 jul. 2000 ... Tem algumas características que o compõe, tais como a privacidade, a veracidade e a autonomia. Este princípio recebeu diferentes ...
www.ufrgs.br/bioetica/autonomi.htm - Em cache - Similares

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Os momentos de contação de história são muito importantes pois auxiliam na imaginação das crianças ajudando com que elas consigam forma-se na íntegra.

Abraços
Roberta