quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Semana - I novembro

Através da Interdisciplina de Filosofia pude desenvolver mais aprendizados sobre a ética e a moral.
Segundo o que me foi ensinado em casa, pelos meus pais, devemos sempre falar a verdade, ser honestos, não mexer no que não nos pertence, tratar todas as pessoas com fraternidade, ser ética, ser educada com os demais, fazer a caridade, enfim ser uma pessoa íntegra, com direitos e deveres. Ter ética é ser íntegro, depois de falar ou ter feito algo que não devia ter feito, sempre assumir, pedir desculpas se necessário for, mas a verdade acima de tudo. O que para mim é errado, também não se deve fazer a outrem. A moral também se ensina com atitudes e exemplos.
A ética é a maneira de agir diante da moral construída durante a vida.
Ex: Assumir a responsabilidade diante de seus atos, não roubar a idéia alheia, fazer realmente o que ensina com suas atitudes.Como Professores Interagimos com crianças em fase de crescimento intelectual e moral. Devemos trazer como princípios básicos a Moral e a Ética, pois além de ajudarmos na construção do sujeito, também educamos através das nossas atitudes, pois nos mostramos como modelos a serem seguidos. Somos formadores de opiniões.

Como diz Adorno, a educação é a única maneira de evitar atos de vandalismos, discriminações, e crueldades. Adorno se preocupa, pois receia uma nova barbárie.
Para Kant esta educação deve começar na primeira infância.
Eles abordam a educação como meio de evitar a barbárie. Eles dizem que esta educação deve começar cedo, na família, mas que deve ser contínua, para que depois de adulto seja uma pessoa socialmente disciplinada, correta, consciente de seus direitos e deveres. Fazendo com que a igualdade prevaleça entre os seres humanos, com justiça, respeito e ética, provando mais uma vez que a educação é perspectiva positiva para o crescimento humano num todo.
E, desta maneira evitaremos que ocorram novas barbáries, fazendo com que a paz se faça presente entre todos os povos.
Aqui fica claro que o tema do meu TCC a afetividade é mais uma arma contra a barbárie.
"Vivendo e aprendendo".
Um ditado antigo, mas que não sai da moda.
Todos os dias estou aberta para novos saberes,novos aprendizados, reforcei o que sabia sobre ética ou moral. Meus meus pais primavam pela honestidade, moral e bons costumes, a escola somente reforçou o que eu já sabia. Vejo que a ética tem que se apresentar como conduta, que não devo fugir do que acredito, para ajudar as pessoas. Devo expor minhas convicções, ser autêntica, em todos os momentos, pois posso me arrepender de ter faltado com a ética.

Para Paulo Freire a escola deveria possibilitar ao aluno “ler o mundo” a partir de suas vivências e dessa forma poder transformá-lo, deveria o aluno ser agente ativo do aprendizado. Ele defendia a educação como prática da liberdade. E desta forma erradicar a barbárie, e assim a educação ser influente transformador da Paz no planeta.
Estádios( Piaget)
Segundo Piaget, trazemos em nossa genética o conhecimento, e junto com o meio, construímos nossas aprendizagens.
Conforme seus estudos existem quatro estádios de desenvolvimentos cognitivos, 1º Experiência Sensório Motora, 2º Pré-operatório, 3º Operatório –concreto, 4º Operatório Formal.
Estas duas fases abaixo citadas, são as fases que estudo para poder desenvolver meu TCC sobre a afetividade na Educação infantil.
1º Experiência Sensório Motora – (De 0 à 2 anos) – O sujeito usa os sentidos para interagir com o meio.
A criança usa o corpo, expressa sentimento com o choro e o sorriso para se comunicar, pois passa por um período onde é totalmente dependente das pessoas que convivem consigo, principalmente da sua mãe. Através de seu seio transmite seu amor, afeto e carinho, causando assim conforto. E desta forma o elo aumenta e a afetividade torna-se efetiva de ambos os lados.

2º Pré-operatório – (De 2 anos aos 6 anos). O pensamento sofre transformações qualitativa ( determina a qualidade ), as crianças já não usam somente a suas sensibilidades, neste estádio cresce a capacidade de armazenamento, ele começa a compreender e falar, e assim poder expressar seus sentimentos, como afetividade, carinho...

Através de minhas leituras, pesquisas e trabalhos feitos, neste curso de pedagogia à distância da UFRGS; Trabalhos dentro de sala de aula juntos aos alunos; Trabalhos em grupos; Fóruns de discussões, onde interagimos com os colegas, professore e tutores. Com a minha ida à FACED, pude interagir mais diretamente com os professores e tutores, e construir mais alguns conhecimentos, sobre as interdisciplinas de todos os eixos e sempre que necessário busco junto a eles, mais explicações.
“ A epistemologia genetica piagentiana é a interação entre o sujeito e o objeto”. Daí o papel da escola é ajudar a criar agentes pensantes e não somente meros acumuladores de informação.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do seu processo de aprendizagem, com o auxilio dos colegas, com pesquisas, estimulando a busca de respostas para suas duvidas, desenvolvendo assim o raciocínio. Rejeita a apresentação dos ditos conhecimentos prontos.

www.centroeducacional.com.br/saconstr.html
www.construtivismo.com.br

Negros Brasileiros.
História e Cultura dos Afro-descendentes no Brasil.

Dimensões da Expressão Afro-cultural – Marilene Leal Pare


Foi feito uma entrevista com alunos negros da Escola E.E.F.Emilio Tarragô Assumpção. Através da entrevista, posso observar que mesmo depois de tantos anos da abolição da escravatura, mesmo a constituição brasileira de 1988 trazendo leis que protegem os negros no Brasil, contra a discriminação racial, ainda noto que temos muito o que conscientizar, orientar os negros brasileiros de seus direitos, conforme endereço abaixo da internet.

www.pdt.org.br/partido/cao2.htm - 17k


A escola deve introduzir mais à realidade brasileira, a conscientização.Somos 44% negros no Brasil, com somente um dia para esta conscientização negra, este é um assunto que deve ser abordado sempre, fazer parte do nosso dia-a-dia.
Nosso povo é uma mistura de raças e etnias, mas o que realmente importa é que independentemente de cor, somos todos brasileiros.

Conclusão: por tudo que se ouviu dessa menina, ela tem consciência do que seja racismo porque sentiu na pele a discriminação, porém, mesmo com estes entraves sociais ela é uma menina feliz porque na convivência familiar, seus pais lhe dão firmeza, um alicerce, para então sonhar e acreditar em um futuro de realizações. A partir daí, o racismo fica em segundo plano.


Etnias
A diferença de entre Etnias e Raças.
A etnia são os povos que compõem nosso planeta, e as Raças são definidas pelas cores como: branca, negra e amarela.
Com as pesquisas feitas sobre as raças, sabemos que ainda existe o racismo, entre os povos .
Os negros são os mais discriminados, trazem consigo a herança da escravidão, pois foram humilhados e até pouco tempo, muitos brancos se achavam e ainda se acham pessoas melhores que os negros, tratando-os com preconceitos. Hoje essa condição está em fase de mudança, pois foram criadas leis para proteger o Negro do preconceito e discriminação.
O governo no intuito de amenizar e fazer igualar as raças criou as quotas para oportunizar a educação dos negros.
A escola tem responsabilidades para fazer com que o racismo seja erradicado, buscando trazer novas propostas para tratar deste assunto.
Através de pesquisas feitas entre alunos negros na escola, uma menina de 12 anos, tem consciência do que seja racismo. Porque sentiu na pele a discriminação, mesmo com estes entraves sociais ela é uma menina feliz porque na convivência familiar, seus pais lhe dão firmeza, um alicerce, para então sonhar e acreditar em um futuro de realizações. A partir daí, o racismo fica em segundo plano. Acredito ser uma família que tem como base o diálogo, a compreensão, existindo amor e afetividade.

Negros e Brancos
Realizamos este trabalho com a turma da 4ª série da colega Marisete, onde trabalha a História do RS, na qual abordamos a etnia racial do nosso estado.
Aproveitamos que já estávamos pesquisando sobre a origem da população rio-grandense.
Os alunos pesquisaram suas origens, trazendo fotografias, gravuras que as identificassem, onde nós professores podemos interagir, pois também somos descendentes de índios, alemães, italianos, portugueses e negros.
Falamos sobre todas as etnias, e podemos nos encontrar em algumas delas.
Eles fizeram uma referência quanto a dificuldade de encontrar imagens de negros comuns (não famosos), dentro da sociedade. Nos livros didáticos de História sobre o negro no Rs, a figura negra é caracterizada, simbolizando pobreza, doença, escravidão, babás. Na televisão, o papel que os negros representam nas novelas empregadas domésticas, amas de leite, negras que cuidavam da sinhazinha. Hoje nas novelas atuais eles já ganharam papéis diferentes, mas algo que foi constatado nesta aula foi que ainda existe o racismo.
Contamos uma história verídica que aconteceu aqui no Balneário Arroio Teixeira, com um amigo e vizinho de Osório, que trouxe junto sua esposa e a filha menor. Eles vieram num final de semana, no inverno. Ele saiu para caminhar um pouco e conhecer a praia, em menos de meia hora voltou e nos contou que: voltei, pois todas as pessoas que estavam em casa ficavam me olhando, achando que eu poderia ser um ladrão. Não precisou dizer o motivo, pois sabíamos o porquê dos olhares.
Então surgiu o momento do questionamento aos alunos, eles estavam muito curiosos. Deixamos claro que conversassem entre si, pensassem e levantassem hipóteses, pois eles teriam que trazer a resposta, e saber o porquê do acontecido.
Levamos as crianças pensarem, pois sabemos que eles trazem consigo um aprendizado e poderemos construir juntos, a conclusão, deste acontecimento.
Colocamos a foto do vizinho bem destacado no mapa (iniciando o nosso trabalho com o mosaico), na parte inferior do RS. Quando viram a foto, acharam que fosse do presidente dos EUA, então esclarecemos que era justamente do amigo ao qual estávamos falando. Concluímos, então que se tratava de racismo, já que possui a pele negra, o racismo ainda está muito presente neste início de século, mas que podemos fazer com que a história seja diferente, pois sempre vamos lutar pela igualdade de todos, e que simplesmente a cor da pele não torna um negro inferior que qualquer outro tipo de pele.
Pedimos autorização para contar, e colocar a foto no trabalho, pois ele vai para a internet.
Percebemos, com a realização do trabalho, que o assunto ainda causa certo desconserto entre as crianças, parecendo que possuem preconceitos, dando margem para novos trabalhos em relação ao assunto.


As etnias já estão mescladas aqui no Brasil, fazendo com que sejamos um povo singular. No contexto atual, as professoras abordam o assunto etnias, em sala de aula, de forma que nenhuma raça se sobreponha a outra.
Na atualidade percebemos um racismo camuflado perante os negros. Nosso amigo Joni Delmar Quintanilha, parecido com o Presidente dos EUA, foi prova desta camuflagem, por ser negro, numa praia em que a maioria dos veranistas é descendente de Italiano e Alemã.
Quando aparece um negro, na praia, percebe-se que a sua presença causa medo, pois supõem no pensamento dos racistas que, provavelmente ele está observando os veranistas para depois roubá-los.
Aprendizagem
Lendo o texto indicado “Desenvolvimento e aprendizagem”, e seguindo as orientações tentarei expor o que aprendi como pessoa, trabalhadora e estudante.
Alguns anos atrás, lendo livros do poder da mente, cheguei a conclusão que eu tinha que mudar, pois sempre revidava junto às pessoas, ficava sempre na defensiva.
Com estas leituras consegui mudar, hoje se alguém me fala alguma coisa que não gosto, ficando estática, me recolho para algum canto para chorar, e não consigo me defender por mais que eu ache que tenho razão. Isto já foi um começo da minha mudança. Porém, isto acabou me prejudicando, minha pressão sobe e passo mal, por mais que já tenha tomado meus remédios.
Então o Dr. Carlos Dutra, clínico em geriatria, pelas minhas queixas encaminhou-me para o “CAPES”, núcleo da Prefeitura onde existem psiquiatras, psicólogos e oficinas auto ajuda.
Passei por uma avaliação e fui indicada para consultar com o psicólogo. Nossas reuniões eram em grupo, podendo desta forma saber da opinião de todas as integrantes, e assim explanávamos nossos problemas, o qual todas nós comentávamos dando opiniões, deixando claro que a decisão seria e cada uma. Nestes momentos usávamos de muito carinho e afetividade nos comentários.
Ainda estou construindo aprendizagens, mas até agora creio que cresci um pouco, pelo menos vejo no que preciso mudar.
Hoje ainda não consigo voltar a revidar, mas sei que tenho que voltar a ser como eu era antes porque daquela forma de ser, era mais feliz.
Aprendi que sou a pessoa mais importante para mim mesma. Devo me gostar para poder amar as outras pessoas.
Hoje vejo que sou parte importante no grupo, por também estar podendo contribuir com o crescimento das colegas.
Ao mostrar a elas que também devem fazer como eu. Tentar primeiro gostar de si próprias.
Neste período de aprendizagem, a minha auto-estima mudou. Com o conhecimento adquirido, mesmo sem notar, sei exatamente o que fazer para ter uma vida diferente. Estas mudanças são difíceis, mas sei que em primeiro lugar tenho que querer que isto aconteça.
Estudando, também tenho aprendido muito.Em História da Educação, aprendi ser política, e lutar pelos meus ideais. É um aprendizado que está inerente, e que por mais que eu queira não consigo ser diferente e ficar indiferente ao que acontece na nossa sociedade.
Estudar está sendo para mim um crescimento contínuo. Cada interdisciplina está fazendo diferença na minha vida.
As ações necessárias são as leituras, mas acho que o que me ajuda muito são os fóruns, onde existem as discussões me deixando com dúvidas, e fazendo com que busque mais para conseguir realmente aprender. Através da internet, a ajuda dos tutores e professores que realmente estão comprometido com todos nós. E com esse comprometimento, vejo que realmente tenho que ser uma educadora da mesma qualidade, para que se consiga fazer a diferença.
Aprender é querer passar o aprendido adiante, é querer compartilhar com as outras pessoas, o que já está inerente na gente, o que há de positivo neste desenvolvimento.
Aprender é saber que podemos e devemos mudar, é fazer a diferença, tentando melhorar o nosso mundo, nossa sociedade, nossa comunidade.


Meu Eu Interior. E exterior

Sou uma pessoa de bem com a vida, sou muito alegre, gosto de fazer brincadeiras e também aceito das outras pessoas.
Sou honesta, verdadeira, sincera, amiga.
Sou uma pessoa guerreira, que vai em busca se seus sonhos, e não desiste de seu verdadeiro propósito,não tenho medo da verdade e também não tenho medo de dizer a verdade para quem quiser ouvir. Sou esforçada, mãe amorosa e zelosa.Honesta a cima de tudo.
Fisicamente sou uma pessoa forte, pois na fase de meu crescimento, puxei água para todas as atividades diárias de uma casa., definindo assim meus músculos.
Sei o que quero da vida. Sonho muito acordada, e realizo todos meus sonhos.
Gosto de ser útil, sempre estou pronta para ajudar as pessoas no que for necessário, aprendi com meus pais “Faça o bem sem olhar a quem”.
Sou descendente de índio, minha avó materna era filha de índia com alemão. Tenho muito orgulho de ter tido uma avó índia, e ser desta terra.
Minha pele é branca, mas pego cor rapidamente quando exposta ao sol, acredito ter a cor indígena.

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Tens boas reflexões. Só te peço que nas próximas postagens escreva reflexões tuas, sem tantos recortes de postagens anteriores pois isso auxilia o leitor a perceber as tuas aprendizagens e as relações que fazes das interdisciplinas com o teu TCC.
Postagens mais sucintas mostam melhor as tuas reflexões.

Abraços
Roberta