sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Música

Ao longo do semestre, aprendi muito sobre como a mídia faz acontecer a música no nosso dia-dia, influenciando as pessoas e principalmente nossas crianças, de uma maneira negatica, pois não sabem o que realmente acontece,pela ingenuidade inerente no ser humano, pois eu não entendia como tinha pessoas que gostavam de certos tipos de música.Não podemos deixar nossa crianças a mercê deste tipo de gente, onde pensam que o dinheiro compra tudo. E é na sala de aula, que faremos a diferença, pois estamos formando cidadãos, críticos e mostrando que cada um pode fazer sua história.
No último trabalho sobre MPB para crianças, fiz junto com a professora do Pré-escolar, por não ser professora.Junto nesta aula entrou a ludicidade, na criação dos instrumentos, onde nós tivemos que ajudar na fabricação dos mesmos, por serem crianças bem pequenas, numa turma maior acredito, que posso simplesmente, propor e que eles vão interagir desde a fabricação dos instrumentos. Foi um trabalho prazeroso.
Hoje me pergunto porque a Música não faz parte do currículo escolar.
Só hoje depois de estar estudando música, vejo o quanto ela é importante para nosso aprendizado, além de ser gostoso trabalhar com ela. E realmente só enxergo isto, por estar estudando.
Trabalhar com música tem que fazer parte do nosso cotidiano, pois ela entra todos os dias dentro da nossa casa, ela chega deturpando, nossos valores, machucando nossos ouvidos, estragando nossos gostos. Só existe um caminho, para fazer com que isso pare de acontecer, é introduzindo a música dentro da sala de aula.
No início do dia, escutar uma música MPB, com letra e melodias que nos deixe com algo para refletir, e que no futuro vá fazer alguma diferença, para que eles possam decidir o que ouvir. Vamos falar sobre o autor, qual a mensagem que ele propôs na música. Depois seguiremos, na aula, mas com um fundo musical, bem baixinho, e todos os dias trocar de música.
Gosto muito de usar ditados antigos, ¨água mole em pedra dura, tanto bate, até que fura¨. E assim criar cidadãos que não ouçam somente porcarias.Vamos aperfeiçoar nosso gosto, todos os dias.
E no término do ano letivo, eles escolherão a música que mais lhes agradou para fazer uma apresentação

Nenhum comentário: