sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Democracia

Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências.
“Democracia”, soberania popular. Organização do povo em todos os segmentos, com direitos e deveres.
Mas nem sempre foi assim, na década dos anos 70, quando eu era estudante do ensino médio, só existia escola profissionalizante no magistério, chamavam-se assim Curso Normal, onde os alunos eram ensinados, para depois ensinar só a minoria tinha acesso a esta escola, pois eram particulares e geralmente em uma instituição católica, comandado, por freiras.
Nos anos 80, com professores insatisfeitos, pois a educação estava sofrendo desleixo por parte dos governantes, começou a organização sindical, os professores conquistaram planos de carreira, tendo em vista a sua valorização profissional.
Com suas organizações começaram a questionar administração escolar, pois faziam uso da escola para as politicagens.
Como cidadã nunca tive acesso a documentos como o Regimento Escolar, nem como mãe, e nem como funcionária pública estadual, em escola. Fiquei sabendo que existia um Projeto Político Pedagógico, no ano passado estudando o EPPPC, e fiquei sabendo, e os mesmos são documentos que deveriam estar no balcão da secretaria, para que toda a comunidade tivesse acesso, e todo pai, mãe ou responsável quando matriculasse seu filho, pudesse ler.
Diante deste fato vejo que a democracia dentro das escolas, está disfarçada. Como funcionária posso falar, sinto-me marginalizada perante meus colegas professores, pois alguns sentem-se superiores, (melhores que qualquer funcionário ) e ignoram que somos parte importante na escola.Ela só ira funcionar quando cada um assuma seu papel de trabalhador dentro da escola.
O povo precisa participar, como um ser importante na política contemporânea. (Bornenave – 1994 )
Entendi que gestão democrática, se faz quando a escola respeita a comunidade, fazendo com que ela compartilhe com todos os segmentos. E que todos possam participar de forma efetiva. Que cada pai, tenha a liberdade de poder ficar em mais de uma gestão do Círculo de Pais e Mestres, se for de sua vontade, que seja divulgado, democraticamente, para que todos possam decidir sobre a sua participação ou não.
Já trabalhei em escolas, onde o Diretor dirigia a participação da comunidade, exemplo, pais, alunos, professores e funcionários que mais lhe convinham para poder dirigir uma escola sem interferências, como se a escola fosse sua. Esse segmentos faziam o que a direção explanava como o melhor ( na sua opinião ) para a escola, disfarce para ele poder dirigir a sua maneira. Pais alunos, professores que muitas vezes sentiram-se coagido nas decisões da direção. ( Democratização disfarçada).
Observando o mapa conceitual, vejo que minha escola está organizada de acordo com o mesmo.



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2 comentários:

Roberta disse...

Nina!!

Que boa surpresa!! Visitar teu blog e encontrar ele assim: cheinho de postagens densas e com tuas percepções dos assuntos estudados até o momento. Muito interessante a tua percepção de educação através do tempo.
Continue trazendo para esse espaço todas as tuas aprendizagens.

Parabéns!!
Abraços
Roberta

NINA disse...

Oi Roberta, é bom saber que posso contar com teus comentários no meu blog.
Muito Obrigada.
Abraço.
Nina