domingo, 28 de setembro de 2008

Psicologia Vida Adulta

Depois de ler vários textos sobre psicologia adulta, participar do fórum e participar da aula presencial do dia dezoito de setembro chegamos à conclusão que: Ser adulto é tomar consciência da sua responsabilidade com relação ao bem social. ( Frase desenvolvida pelo grupo aula presencial )
A lei nos diz que o adolescente fica adulto com 18 anos, mas emocionalmente e intelectualmente pode não estar um adulto pronto para a vida.
Lendo o texto de Tânia Beatriz Iwasko Marques entendi que de acordo com a idade vai surgindo lentamente a aquisição do conhecimento intelectual. Desde o nascimento vamos tomando posse do conhecimento, este se integrando a todas as fases da vida, cada construção vai dando suporte para a próxima fase.
“O desenvolvimento não se faz em linha reta e sim por crises. Não há desenvolvimento fora do sofrimento e alegrias, sucessos e fracassos, satisfações e frustrações, progressões e regressões do processo existencial”. Carlos Byington
Com várias experiências vividas no decorrer da adolescência, forma-se o adulto com total desenvolvimento.
Os adultos podem ter dificuldades de compreender raciocínios um dos outros, colocando o pensamento do outro ao seu próprio. É necessário o professor se pôr no lugar do aluno, para que consiga lhe ensinar, dando-lhes o retorno que precisa.
Como aluna adulta, vejo o aprendizado de forma diferente, mesmo com algumas dificuldades, pois existe uma responsabilidade, que no passado não existia. Estou apropriando-me aprendizagens que me tornam intelectualmente mais capaz para contribuir e ajudar a fazer as mudanças necessárias na educação. Estou mais crítica, e o melhor é que posso ajudar na formação da personalidade de pessoas que possam fazer a diferença no futuro.

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Tenho notado que a discplina de Psicologia está trazendo muitas reflexões e novos aprendizados.
É muito importante que continue registrando aqui no blog essas aprendizagens, pois elas nos mostram o caminho que tem percorrido até chegar nelas.

Abraços
Roberta