sábado, 30 de maio de 2009

Barbárie

Educação Após Auschwitz


Após a leitura do texto “ Educação após Auschwitz”, indicado pela interdisciplina realizei pesquisa na Internet para me interar sobre o significado de Auschwitz.Para poder saber mais pode entrar no Site:

www.cobra.pages.nom.br/fc-auchwitz.html

O que é Auschwitz? Tive que pesquisar sobre o assunto, para poder fazer o trabalho.
Na minha escola temos uma orientadora, que busca pela ordem e disciplina, orientando nas atitudes de cada aluno dentro da sala de aula, conforme o encaminhamento dos professores.
Ela não participa do recreio com as demais colegas. Nesta hora ela passeia pelo pátio, observando os alunos brincarem, assim evitando muitas brigas que existiam antes de termos uma orientadora.
Para a escola, ela está fazendo um trabalho muito bom. As crianças estão mais calmas, disciplinadas, respeitando mais os colegas e as demais pessoas.
Corre um boato em nossa comunidade escolar, que algumas mães não apóiam o trabalho dela. Suponho que as crianças ao chegarem em casa , falam mal da orientadora, por ela impor limites.
Elas deixam para a escola educar. Não se envolvem com seus filhos buscando o desenvolvimento deles e ajudando-os nas tarefas diárias. Nossas mães exigem dos professores, o que deixam de fazer em casa com seus filhos. Algumas crianças desta comunidade não têm humildade, respeito pelos adultos e pelos colegas.
Com certeza este tipo de trabalho que a colega desenvolve, é um meio de ensinar a civilidade para que no futuro não existam barbáries. Mas o problema é que uma forma de barbárie já está acontecendo dentro das famílias ( desestruturadas pela falta de políticas públicas adequadas, falta de dinheiro, de emprego, imoralidades em todos os sentidos)....
Ensinamos hoje, como sempre, mas competimos com a mídia, filmes, tecnologias de todo o tipo, onde eles têm acesso a qualquer hora, e na maioria das vezes os jogos de computador, são de guerras, lutas, uns matam os outros, inclusive desenhos animados que parecem inocentes: do Pica pau, do Donald, por exemplo, contém violências que os adultos por saberem que é desenho infantil, acham que nada de ruim, representam. E isso faz parte do dia a dia, por isso devemos impor limites.
Acho que toda criança que é agressiva na escola, tem a ver com o comportamento do desleixo familiar, e por isto a necessidade de integrar os pais na escola através do Circulo de Pais e Mestre e se não der resultados chamá-los individualmente e em última instância, buscar a ajuda do Conselho Tutelar . Desta forma democrática evitaremos males maiores mais adiante, repercutindo socialmente na comunidade em que o aluno, e depois como adulto, se manifestará por toda sua vida positiva ou negativamente.
E, se ao contrário a punirmos intempestivamente, repetir-se-á mais uma vez, a barbárie.
Portanto, é necessário um esforço em conjunto. Pois devemos levar em conta a realidade: a escola é uma extensão da família. Tudo na escola se reflete.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Nina,

Teu texto todo é praticamente uma colagem. Seria interessante se colocaste uma síntese de tua pesquisa e acrescentasses, a partir dela, tuas reflexões e aprendizagens, porque construir conhecimento significa 'tornar próprio', apropriar-se de... e para isso precisamos ir além da simples leitura.

Para te ajudar a avançar nessa reflexão te convido a pensar sobre o seguinte: como compreendes os conceitos de civilização e barbárie? De que modo eles estão relacionados à educação? Para impedir que a barbárie aconteça é preciso conduzir "os alunos a um estado de consciência dos problemas da coletividade". Percebes isso acontecendo na tua escola?

Aguardo tua complementação. Beijos, Rô Leffa