sábado, 30 de maio de 2009

Ética

"Vivendo e aprendendo".
Um ditado antigo, mas que não sai da moda.
Todos os dias estou aberta para novos saberes,novos aprendizados, reforcei o que sabia sobre ética ou moral. Meus meus pais primavam pela honestidade, moral e bons costumes, a escola somente reforçou o que eu já sabia.
Estudando Filosofia, foi-me indicado o filme “O Clube do Imperador”, vejo que a ética tem que se apresentar como conduta, que não devo fugir do que acredito, para ajudar as pessoas. Devo expor minhas convicções, ser autêntica, em todos os momentos, pois posso me arrepender de ter faltado com a ética. Minha moral acima de tudo deve estar em primeiro lugar, mesmo sabendo que vou prejudicar alguém. Mentir também acho que é falta de ética. Posso inventar coisas sobre a escola em que atuo, ou que já atuei no passado,mas estaria fugindo do que eu penso, então este filme mostrou-me que para ter ética, tenho que falar sempre a verdade.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Nina,

Tua postagem se restringiu à contação do filme.E as tuas aprendizagens? Procura produzir uma reflexão mais densa e qualificada a partir da história. Tenta relacionar o que aprendeste com o filme às questões de tua realidade, de tua escola.

Em todas as nossas ações e atitudes estão intrínsecos valores morais, mas esses valores não são iguais para todos, certo?! Partindo dessa reflexão, como ajudar o aluno a construir valores morais? Como esses valores são definidos e quem os define?

Aguardo tua complementação. Beijos, Rô Leffa