Tema Étnica Racial
Apresentação:
Esta atividade vai ser trabalhada numa turma de 3ª série, da professora Janete Fernandes.
Realizar as abordagens na 3ª série da professora Janete, porque ainda não exerço a profissão, dentro de sala de aula.
Os diálogos serão realizados de acordo com a sua faixa etária e o seu entendimento sobre o assunto, uma vez que nesta turma há uma adolescente negra, em meio aos pequenos.
Material didático pedagógico:
Lápis de cor dos alunos.
Desenho em cópia xerografada em que se precise usar muitas cores, inclusive o preto, o branco e o amarelo.
Filme que aborda o preconceito.
Dicionário, buscando palavras do uso diário de todos os seres humanos, independente de cor.
Objetivos desta aula:
Conscientizar os alunos, mostrando através do filme e dos exercícios das cores de quesomos todos iguaius independentemente da cor da pele.
Desenvolvimento da aula:
No segundo momento, convidarei os alunos para assistirmos ao vídeo de mais ou menos, uns 23 min, “Vista minha pele”. A intenção de vermos este filme é abordar o tema sem causar constrangimentos entre as crianças, com o intuito de sensibilizá-los sobre o preconceito e a discriminação existente ainda em nosso meio. Na oportunidade, frisarei que após vermos o filme, teremos oportunidade de discutir livremente este assunto.
Após, ainda em um ambiente descontraído, deixando-os a vontade para abordarmos o assunto, provocarei os debates, levando em conta os seus questionamentos, ajudando-os a chegarem a algumas conclusões, construindo juntos mais este aprendizado, abordando a história do surgimento do mundo, “O Homem surgiu na África”?
Levar as crianças a pensarem que precisamos de muitas cores para realizar o trabalho, inclusive a cor preta, branca e amarela .
Concluir que todas as cores são importantes e necessárias.Cada uma com suas qualidades.
Valorizar todos os colegas, independente da tonalidade da pele, porque cada um tem suas qualidades:igualdade humana.
Sensibilizar o aluno das qualidades que existem nas cores.
Desenvolvimento da aula:
Realizar a atividade de pintura, valorizando todas as cores, principalmente o branco, preto e amarelo.
Comentar a necessidade de todas as cores naquele desenho para que ele fique muito bonito.
Fazer a comparação entre todos os colegas que independente da tonalidade da pele, e de cabelos, todos tem suas qualidades e necessidades: comer, beber, brincar, tomar banho, ter sua família, estudar, um dia ter uma profissão, trabalhar;
Atividades sobre o segundo momento:
Faremos pesquisas pela internet sobre a História do Continente africano, e as contribuições do povo negro para o Brasil, nas diversas áreas, como Artes, Economia, Política, Culinária, Música e Religião etc.
Em português pesquisaremos as palavras de origem africana, criando um dicionário afro-brasileiro, construindo um cartaz para ser exposto no saguão, e dividir com os colegas sobre seus aprendizados. Incluir entre ela a palavra Quilombo. Induzindo, assim a concluir que o homem branco, negro, amarelo, têm as mesmas necessidades humanas.
Em Ciências levá-los a pensar por que o negro é preto? Existem doenças que só os negros podem ter? E por quê? É genética? É contagiosa? Qual o nome desta doença?
Localizaremos, através do globo terrestre onde está localizado o Continente Africano.
Questionar se existem quilombos no município, ou o mais perto do nosso município. Desta maneira aproximá-lo-ei da geografia Global e local.
Em matemática veremos as estimativas da população negra no Brasil.E que são muitos.
Conclusão:
Durante todo o desenrolar da aula, o aluno será motivado para interagir com professor e colegas, dialogando para o crescimento emocional, social, e educativo.
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Nina,
Tua postagem apresenta um planejamento de aula que busca promover a discussão acerca das diferentes etnias e raças, certo?
Vamos avançar um pouco mais: que discussões foram levantadas durante a aula sobre essa temática (por ti e pelos alunos)? Como os alunos compreendem a diferença entre raças/etnias? Eles falaram dessas diferenças e de como elas estão presentes na escola? A compreensão dos conceitos de etnia e raça te orientou de algum modo nos encaminhamentos da atividade?
Apresentas como objetivo da aula: "conscientizar os alunos [...]de que somos todos iguais independentemente da cor da pele". Como avalias o alcance de teus objetivos? Somo iguais, mas também somos diferentes: índios, negros, deficientes físicos, jovens, idosos, gordos, magros... Talvez sejamos mais diferentes do que iguais! Sugiro que tragas tua opinião sobre isso.
Voltarei em breve para continuarmos dialogando. Beijos, Rô Leffa
Postar um comentário