sábado, 30 de maio de 2009

Étnica Racial

Tema Étnica Racial

Apresentação:

Esta atividade vai ser trabalhada numa turma de 3ª série, da professora Janete Fernandes.
Realizar as abordagens na 3ª série da professora Janete, porque ainda não exerço a profissão, dentro de sala de aula.
Os diálogos serão realizados de acordo com a sua faixa etária e o seu entendimento sobre o assunto, uma vez que nesta turma há uma adolescente negra, em meio aos pequenos.

Material didático pedagógico:

Lápis de cor dos alunos.
Desenho em cópia xerografada em que se precise usar muitas cores, inclusive o preto, o branco e o amarelo.
Filme que aborda o preconceito.
Dicionário, buscando palavras do uso diário de todos os seres humanos, independente de cor.

Objetivos desta aula:
Conscientizar os alunos, mostrando através do filme e dos exercícios das cores de quesomos todos iguaius independentemente da cor da pele.


Desenvolvimento da aula:
No segundo momento, convidarei os alunos para assistirmos ao vídeo de mais ou menos, uns 23 min, “Vista minha pele”. A intenção de vermos este filme é abordar o tema sem causar constrangimentos entre as crianças, com o intuito de sensibilizá-los sobre o preconceito e a discriminação existente ainda em nosso meio. Na oportunidade, frisarei que após vermos o filme, teremos oportunidade de discutir livremente este assunto.
Após, ainda em um ambiente descontraído, deixando-os a vontade para abordarmos o assunto, provocarei os debates, levando em conta os seus questionamentos, ajudando-os a chegarem a algumas conclusões, construindo juntos mais este aprendizado, abordando a história do surgimento do mundo, “O Homem surgiu na África”?
Levar as crianças a pensarem que precisamos de muitas cores para realizar o trabalho, inclusive a cor preta, branca e amarela .
Concluir que todas as cores são importantes e necessárias.Cada uma com suas qualidades.
Valorizar todos os colegas, independente da tonalidade da pele, porque cada um tem suas qualidades:igualdade humana.
Sensibilizar o aluno das qualidades que existem nas cores.

Desenvolvimento da aula:
Realizar a atividade de pintura, valorizando todas as cores, principalmente o branco, preto e amarelo.
Comentar a necessidade de todas as cores naquele desenho para que ele fique muito bonito.
Fazer a comparação entre todos os colegas que independente da tonalidade da pele, e de cabelos, todos tem suas qualidades e necessidades: comer, beber, brincar, tomar banho, ter sua família, estudar, um dia ter uma profissão, trabalhar;
Atividades sobre o segundo momento:
Faremos pesquisas pela internet sobre a História do Continente africano, e as contribuições do povo negro para o Brasil, nas diversas áreas, como Artes, Economia, Política, Culinária, Música e Religião etc.
Em português pesquisaremos as palavras de origem africana, criando um dicionário afro-brasileiro, construindo um cartaz para ser exposto no saguão, e dividir com os colegas sobre seus aprendizados. Incluir entre ela a palavra Quilombo. Induzindo, assim a concluir que o homem branco, negro, amarelo, têm as mesmas necessidades humanas.
Em Ciências levá-los a pensar por que o negro é preto? Existem doenças que só os negros podem ter? E por quê? É genética? É contagiosa? Qual o nome desta doença?
Localizaremos, através do globo terrestre onde está localizado o Continente Africano.
Questionar se existem quilombos no município, ou o mais perto do nosso município. Desta maneira aproximá-lo-ei da geografia Global e local.
Em matemática veremos as estimativas da população negra no Brasil.E que são muitos.

Conclusão:
Durante todo o desenrolar da aula, o aluno será motivado para interagir com professor e colegas, dialogando para o crescimento emocional, social, e educativo.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Nina,

Tua postagem apresenta um planejamento de aula que busca promover a discussão acerca das diferentes etnias e raças, certo?

Vamos avançar um pouco mais: que discussões foram levantadas durante a aula sobre essa temática (por ti e pelos alunos)? Como os alunos compreendem a diferença entre raças/etnias? Eles falaram dessas diferenças e de como elas estão presentes na escola? A compreensão dos conceitos de etnia e raça te orientou de algum modo nos encaminhamentos da atividade?

Apresentas como objetivo da aula: "conscientizar os alunos [...]de que somos todos iguais independentemente da cor da pele". Como avalias o alcance de teus objetivos? Somo iguais, mas também somos diferentes: índios, negros, deficientes físicos, jovens, idosos, gordos, magros... Talvez sejamos mais diferentes do que iguais! Sugiro que tragas tua opinião sobre isso.

Voltarei em breve para continuarmos dialogando. Beijos, Rô Leffa