terça-feira, 27 de abril de 2010

Semana 19/04 à 23/04/2010 - observação

Conforme orientações da professora Marie Jane, assisti a aula da Pré-Escola, no dia 23/04/2010, na sexta-feira, turma da manhã, a mesma que farei meu estágio.
No dia 22/04 conversei com a professora titular a respeito das orientações da Marie Jane, professora da UFRGS. E com isso vi a possibilidade de dar andamento nas minhas atividades. Pedi à professora Marisete que entregasse como tema de casa “A história do meu nome”.
No início da manhã, após os cumprimentos, fizemos a oração, agradecendo a tudo e a todos.
A professora pediu que entregassem as suas histórias, e também que cada um contasse a sua. Notei que eles expressam uma timidez natural de quem está começando.
Dando continuidade à aula, conversamos a respeito de que cada um de nós tem uma história e ela é importante na nossa vida, pois somos os personagens principais na sociedade.
Logo depois da contação de sua história, distribuímos folhas de ofício com seus respectivos nomes. A atividade foi preencher as linhas do nome com papel crepom colorido. E assim fazendo uma representação gráfica do seu nome. Observei a cada um, com seu jeitinho ainda inexperiente de fazer a atividade, desenvolvendo a motricidade. Esta atividade levou em torno de mais ou menos 1 hora, um aluno bem esperto, colocou o papel crepom sem fazer as bolinhas, para terminar mais rápido e poder brincar. A professora chamou sua atenção com carinho, pedindo que ele fizesse como todos os colegas, e que num outro dia faríamos da sua maneira.
Temos somente uma aluninha que não consegue escrever seu nome, mas os demais alunos já conseguem escrever seus nomes corretamente, pois antes de dar a folha de ofício com seus nomes, pedi a eles que escrevessem seus respectivos nomes no quadro para que eu pudesse copiar.
Percebi a inteligência e a ingenuidade própria da idade. Eles acreditam poder nos enganar e com isso a criatividade aflora, desta maneira nos mostram o caminho a seguir. Demonstrando-nos que suas capacidades vão além da nossa imaginação e assim teremos que fugir um pouco do planejado, mas que da mesma forma poderemos sistematizar o desenvolvimento da motricidade, e a representação gráfica que é um dos nosso objetivo.

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Vejo que descreve o que está acontecendo na tua sala de aula, mas sinto falta de uma reflexão, de um resgitro de tuas aprendizagens nesse momento.

Abraços
Roberta