sábado, 8 de maio de 2010

Semana 26/04/2010 à 30/04/201

Hoje dia oito de maio de dois mil e dez, estou fazendo a reflexão do período do dia 26/04/2010 à 30/04/2010.
Dia 26/04 conversamos sobre a identidade, disse à eles que qualquer pessoa, independente da idade, pode ter identidade, exercendo assim sua soberania como cidadão.
Mesmo achando o estágio meio difícil neste início de semana, na qual assumi a turma, e sem prática de sala de aula, foi gratificante ver que o que aprendi durante o curso, no estágio pode-se vivenciar na sala de aula.
Além de seguir o planejamento, e os objetivos do mesmo, tenho o comprometimento comigo mesmo de desenvolver no aluno o comportamento adequado dentro de uma escola, e na sociedade. Não os tratos como soldadinhos de chumbo, todos os dias, em todos os momentos que vamos sair da sala, para os outros ambientes, sempre os reúno e converso com eles. Vamos juntos, sem correr, caminhando e sem gritar, explico que nas outras salas temos colegas estudando e merecem respeito, que são bonitos e educados, uns mocinhos. Nestas idades temos que repetir e ser persistente, nunca desistindo, pois eles precisam ouvir muito até que entre em suas cabecinhas, pois estão acostumados a só brincar.
Para mim tudo é novidade, pois nunca estive em sala e aula por não ser professora, e modéstia aparte, acho que para a primeira semana dentro das minhas condições até estou me saindo bem.
Nossa turma começou dia 22/04, com nove alunos, hoje dia 08/05 estamos com 13 aluninhos, e nesta semana fiquei sabendo que irá entrar mais uma menina. Falo isto para dizer o porquê de também estar com minhas atividades atrasada.
Comecei a trabalhar o “Eu”, com a caixa surpresa (dentro um espelho). Meu objetivo era observar como cada um agia diante de ouvir, que na caixa eles encontrariam algo muito bonito, e que todos gostariam do que estavam olhando que era algo especial. Trabalhei desta forma, por saber que muitos dos alunos, não recebem nenhum elogio, mas sim críticas, enfatizando seus defeitos e seus erros, e por achar que este tipo de exercício me ajudaria na atividade e o que espero deles, com uma auto estima elevada, possibilitando assim maior liberdade de expressão e mais autonomia.
Aproveitei a oportunidade de colocar em prática o que aprendi durante o curso, saindo do planejamento e improvisando, pois tínhamos o necessário na sala de aula para abordar o assunto em questão.
Acredito que não existe professor que se fez da noite para o dia, mas sim com a prática diária.
“A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar."Henry Peter

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Trazer atividades diversificas é muito imporante para que os alunos possam desenvolver as suas aprendizagens.

Abraços
Roberta