domingo, 16 de maio de 2010

Semana III

Reflexão Semana III dias 10/05 à 15/05/10
Na semana III, de 10/05 a 15/05/10, buscamos através do corpo, que o aluno tenha consciência de si mesmo, e do outro. Através dos exercícios com espelho, elásticos e brincadeiras.


O movimento é tão importante para a vida das criançasquanto o amor, o cuidado, o descanso e a nutrição tambémo são. Através do movimento a criança canaliza seussentimentos, sua expressão, criatividade e suas descobertas aprendendo muito sobre si mesma, o outro e o meio ambiente. (CURTISS, 1988, p. 13).

www1.fapa.com.br/cienciaseletras/pdf/revista43/artigo10.pdf - Similares

Trabalhamos as cores, a motricidade fina: colagem, pinturas, desenhos. A ampla, brincando com elástico onde um era o cavalo, puxando o outro, que o conduzia, correndo pelo pátio. Como também, a diversidade, a percepção do espaço.

Estamos construindo juntos, meus aluninhos e eu, pois esta experiência que estou vivendo, é fundamental para meu crescimento como ser humano, e uma futura professora. Estou cheia de expectativas para poder exercitar tudo o que construí durante o curso.
Através desta experiência, vejo que é fundamental a criança ter a oportunidade de começar aos quatro anos, na Pré-Escola. Temos um aluninho, o Sidinei, que acredito, recebe tudo das mãos da mãe, irmão e pai, pois não deixam ele construir, por si. Digo isto, pois num dias destes passei tema de casa, justamente para aprimorar a motricidade fina. O nome, ele escreve com garatujas. No outro dia, ao olhar o tema pronto dele, na mesma hora percebi que não havia sido ele que havia feito o tema. Usei esta estratégia para poder ajudá-lo. Quando a mãe veio até a escola, pedi à ela que deixasse ele fazer da maneira dele, pois só assim ele ia se aperfeiçoar e interagir junto aos colegas e ás solicitações do professor e assim poder avançar para o próximo ano. E que desse muitas revistas para ele recortar, pois só assim podíamos ajudar na construção de sua motricidade fin
Termino minha reflexão desta semana com uma frase de Jean Piaget.

“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problema”.

2 comentários:

Roberta disse...

Nina!!

Vejo que esta envolvida com teu estágio, não esqueça das atividades que foram apresentadas durante o curso.

Abraços
Roberta

NINA disse...

Rô!
É bom sempre lembrar, mas como comeci atrasada, estou fazendo como posso. Com certeza vou melhorar minhas postagens.Assim que der.
Muito Obrigada!
Abraços!
Nina