terça-feira, 1 de junho de 2010

Reflexão Semana V

Reflexão Semana V


A Educação Infantil não tem como finalidade a leitura e a escrita( como leitura/ escrita de símbolos), mas considera a alfabetização como leitura da realidade que nos cerca.
Desta forma contribui para desenvolver a capacidade da criança de ver coisas, interpretar fatos, histórias, relatar situações.
A educação infantil estimula a pré-escrita e pré-leitura; quando oferece oportunidades da criança manipular e explorar objetos e seu meio, quando enfim constrói as operações mentais.
“A leitura do mundo precede à leitura da palavra”.(FREIRE, 1987, p.11)
Meus objetivos será incentivar, interessar e motivar a construção do conhecimento que vai variar de criança para criança, pois cada uma vem de uma genética diferenciada. Construiremos todos os dias os nossos conhecimentos, pois existirá uma troca, entre os sujeitos envolvidos.
A epistemologia genética piagentina busca uma explicação para o fenômeno da inteligência humana. Existe um intercâmbio entre professor e aluno e vice-versa, interagindo com o objeto.
“As relações entre o sujeito e o seu meio consistem numa interação radical, de modo tal que a consciência não começa pelo conhecimento dos objetos nem pelo da atividade do sujeito, mas por um estado indiferenciado; e é deste estado que derivam dois movimentos complementares, um de incorporação das coisa ao sujkeito, o outro de acomodação às próprias coisas”.(PIAGET, 1987, p386) Extraído do texto de MARQUES, TaniaIWasko Do Egocentrismo à Descentração: a docência no ensino superior. Porto Alegre: UFRGS,2005 Tese de Doutorado.

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Na educação infantil não temos mesmo a "preocupação" de introduzir a escrita. Devemos apenas apresentar momentos que ela esteja presente.

Abraços
Roberta