sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Semana II – Outubro

Nesta segunda semana de outubro vou articular meu TCC sobre a afetividade com os meses de julho, agosto e setembro. Ela é inerente ao ser humano, nasce conosco, gerando energia, nos iluminando, criando elos.


"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje." (Paulo Freire)
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quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Idades do Homem
AS OITO IDADES DO HOMEM, segundo Erik Erikson
David Elkind


Através do texto posso identificar todas as fases que meu filho passou, texto claro, e de fácil entendimento. Ele está na 6ª fase, com 27 anos, já sabe o que quer para si. Um ser independente, responsável com maturidade suficiente para seguir seu rumo.

Aspectos 6ª Fase - Intimidade x Isolamento

Psicológicos Uma pessoa bem resolvida consigo mesma e com as outras pessoas. Visão bem a frente da sua realidade. Não se incomoda por qualquer coisa.Vive como se vivesse em outro mundo, ele é humilde, um ser humano que realmente se preocupa com os outro sem intervir em suas vidas. As pessoas gostam de estar com ele
Biológicos Nesta fase, ele aparenta não estar muito preocupado com seu corpo, pois sente-se saudável.

Intelectual Estuda com afinco, dedicando tempo necessário, para seu aprendizado, pois sua profissão exige, estar sempre atualizado.

Relacionais Relaciona-se bem com as pessoas em geral, quando amigo, amigo mesmo. Meu amigo. Aconselha-me, e sigo seus conselhos, pois sempre quando desabafo com ele, ele tem uma outra visão,do meu problema e me ajuda, dizendo o que devo fazer e ele sempre tem razão.

Amorosos Vive junto com a namorada, responsabilizando-se com a mesma.
Dedicando unicamente à este amor, vivendo em harmonia

Profissional bem sucedido, faz o que gosta, sempre se aperfeiçoando.

Financeiro Razoavelmente bem financeiramente, levando em conta suas responsabilidades com sua casa e com seus estudos. Mas sempre em busca de um salário melhor.
Postado por NINA às 03:25 0 comentários
Marcadores: Intimidadex Isolamento


AS OITO IDADES DO HOMEM, segundo Erik Erikson
David Elkind
1ª - CONFIANÇA x DESCONFIANÇA -
2ª - AUTONOMIA x DÚVIDA -
3ª - INICIATIVA x CULPA
4ª - INDÚSTRIA x INFERIORIDADE
5ª - IDENTIDADE x CONFUSÃO DE PAPÉIS
6ª - INTIMIDADE x ISOLAMENTO -
7º - GENERATIVIDADE x ABSORÇÃO EM SI MESMO
8ª - INTEGRIDADE x
ELKIND, David. As Oito Idades do Homem segundo Erikson. Diálogo, 11(1), 3-12, 1978.
Neste texto onde falo da 6ª Fase da idade do homem - Intimidade x Isolamento, em que meu filho estava em 2008, posso analisar positivamente, meus ensinamentos. Sempre fui muito carinhosa com ele, mas enérgica, quando necessário, colocando limites. Analisando vejo que ele é uma pessoa feliz. Isto se deve também aos professores, colegas e pessoas que fizeram parte do meio em que foi criado, assim posso articular com meu TCC e concluir que a afetividade e o carinho com que tratamos nossos filhos e alunos, interferem na aprendizagem. Conseguimos chegar na fase adulta com integridade e realizações. Enfim felizes.

terça-feira, 2 de setembro de 2008
ECS 1
Ser professora e suas implicações históricas.
Como diz o grande sábio Paulo Freire, refletir sobre a prática do educador progressista, ensinar é muito mais abrangente do que pensamos, não é simplesmente, passar para o aluno o que sabemos e chegar no final do ano, aprovar ou reprovar, não temos o direito de reprovar ninguém, só reprovamos porque no passado fomos reprovados. A educação é a mesma de antigamente a classe abastada aprendia, o proletariado, até hoje continua sendo reprovado.
O professor tem que ter ética, e só reprovar, quando ele foi à busca do aprendizado do seu aluno.
Temos infinitas potencialidades de aprender sempre, tudo, só não aprendemos quando não nos é ensinado.
Só aprende quem quer aprender. Como fazer com que os alunos queira aprender?
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O grande desafio de hoje é ser um professor que ensina buscar o aprendizado, fazer com que cada sujeito tenha garantido seus direitos.

Talvez possamos buscar o gosto do aluno em querer aprender, adotando um planejamento flexível, podendo improvisar. Ocasionalmente, é salutar interromper seqüências e partir para um novo projeto. ( Philippe Perrenoud )


Carta (Paulo Freire)

Do direito e do dever de mudar o mundo.

Se alguém, ao ler este texto, me perguntar, com irônico sorriso, se acho que, para mudar o Brasil, basta que nos entreguemos ao cansaço de constantemente afirmar que mudar é possível e que os seres humanos não são puros espectadores, mas atores também da história, direi que não. Mas direi também que mudar implica saber fazê-lo e é possível.

Conversando com alguns colegas professores da escola que trabalho, sobre o que Paulo Freire nos diz a respeito de ensinar e aprender, pessoas que já estão tentando ensinar a muitos anos atrás, pessoas que se queixam do salário baixo, e que se fulano ( aluno), só conversa, não quer nada com nada, por que eu vou me preocupar, discurso que escuto desde que entrei no estado, e por ter trabalhado em outras escolas com outros professores, tenho uma opinião formada, de que os professores deveriam se preocupar mais com seus alunos.
Professores que já leram Paulo Freire, que sabem que têm mudanças, dizem não sabem como mudar e que não depende somente deles, fugindo assim de sua responsabilidade de realmente, efetivamente saber que seu aluno teve o aprendizado necessário para seguir em frente. E assim reprovam e aprovam sem ética alguma.
Lendo Paulo Freire e acreditando nele, acho que cada professor pode fazer a diferença para seus alunos, levando-os a quererem aprender, acho que é um grande desafio para cada profissional em educação esta busca.
Entendi que Paulo Freire nos diz que para fazermos parte da história, teremos que fazer diferente para ter um mundo diferente, para que a democracia se faça presente.
Buscando no meu TCC:
“O professor deve procupar-se com este ser em formação, pois como educador age diretamente sobre os educandos. Eles, na mesma situação, com suas diferenças pessoais, onde existem muitos sentimentos envolvidos, precisam contar com orientação. E o professor deve mediar para que eles desenvolvam sentimentos bons, como a afetividade, desta forma influenciando positivamente, fazendo com que ocorra o aprendizado sem traumas”.
Postado por NINA às 04:31 0 comentários
Marcadores: Sábio Paulo Freire
sexta-feira, 29 de agosto de 2008
Ser professora
Como diz o grande sábio Paulo Freire, refletir sobre a prática do educador progressista, ensinar é muito mais abrangente do que pensamos, não é simplesmente, passar para o aluno o que sabemos e chegar no final do ano, aprovar ou reprovar, não temos o direito de reprovar ninguém, só reprovamos porque no passado fomos reprovados. A educação é a mesma de antigamente a classe abastada aprendia, o proletariado, até hoje continua sendo reprovado.
O professor tem que ter ética, e só reprovar, quando ele foi à busca do aprendizado do seu aluno.
Temos infinitas potencialidades de aprender sempre, tudo, só não aprendemos quando não nos é ensinado.
Só aprende quem quer aprender. Como fazer com que os alunos queiram aprender?
Mesmo com salário baixo o professor tem que ser o mestre.
O grande desafio de hoje é ser um professor que ensina buscar o aprendizado, fazer com que cada sujeito tenha garantido seus direitos. O professor tem a responsabilidade de formar cidadãos com direitos e deveres.
Quando eu for esta professora progressista, sabendo das minhas responsabilidades, eu poderei e deverei reprovar.
Talvez possamos buscar o gosto do aluno em querer aprender, adotando um planejamento flexível, podendo improvisar. Ocasionalmente, é salutar interromper seqüências e partir para um novo projeto. ( Philippe Perrenoud )


Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos. (Paulo Freire)
Como sujeitos, cada aluno trás consigo uma bagagem de aprendizagens, da família, da comunidade, e desta sua bagagem podemos conduzir para novos aprendizados, que certamente, lhes dará prazer, pois faz parte do seu dia-a-dia, seu mundo é seu cotidiano. E desta maneira buscar o querer aprender. Os seres humanos nascem todos iguais, começam se apropriar da cultura através de um mediador, dentro da sociedade.


Educar não é transferir conhecimento. (Paulo Freire )
Educar é estar aberto para a curiosidade do aluno, é ensinar a ser crítico, é instigar a querer saber mais, é aprender junto.

Ensinar exige consciência do inacabamento. ( Paulo Freire )
Como seres humanos nunca estaremos prontos, pois todos os dias aprendemos, e através desta aprendizagem mudamos nossos conceitos, nossas opiniões, enxergamos o mundo diferente, e também por sabermos ser inacabados, estaremos em busca de novos saberes. Estamos no mundo para fazer a diferença, somos seres em evolução, com crescimento diário.

O ensinar e aprender são um grande desafio para mim como professora, pois tenho que fazer com que meus alunos queiram aprender. E para que ele sinta esta necessidade de aprender, tenho o desafio de tornar a aula prazerosa, e que ele goste de estar na sala de aula, posso assim articular com meu TCC:
”Sendo a afetividade um sentimento inerente ao ser humano, a educadora estará presente nos seus primeiros contatos com a sociedade. Intermediando os relacionamentos entre os colegas fazendo com que sintam empatia entre si. A empatia une um com o outro, criando laços afetivos, que podemos trocar com palavras, é a compreensão entre os seres. Ela também pode acontecer no contato físico, exemplificando um abraço, um beijo no rosto. Sabe-se que a aprendizagem ocorre mais facilmente quando existe empatia entre professor/aluno, aluno/professor”.

Para fazer minhas reflexões desta postagem, li e continuo lendo o livro de Paulo Freire "Pedagogia da Autonomia", podendo linkar com meu TCC sobre a afetividade, pois ele é o autor que mais me norteia no meu TCC, além de outros.

http://TCC Semana VI.doc

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

Nesta tua postagem falaste muito de Paulo Freire e de sua relação com a afetividade, já que ele sempre nos mostra a paixão de ensinar. Porém senti falta da referência dos textos a que se refere, quais textos, ou livros de Paulo Freire foram lidos para chegar a essas reflexões? Complemente aqui mesmo nos comentários, não é necessário fazer uma nova postagem.

Ah, não precisa colar as postagens anteriores nessa atual, faça um link se referindo a ela. Se tiver alguma dúvida de como fazer isso me procure.

Abraços
Roberta