segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ECS Trabalho docente

Através do texto constatei que o autor “Maurice Tardif” tem razão.
Comparando o trabalho industrial com o trabalho docente, vemos que são totalmente diferentes: trabalho na indústria, com objetos materiais, precisos, a curto prazo, material, seriado passivo, controlado pelo profissional, pode ser medido, avaliado, o consumo do produto do trabalho é totalmente separável da atividade do trabalhador.
Trabalho docente: com seres humanos, ambíguos, ambiciosos, a longo prazo, oferece resistência, autodeterminação, ativo, o trabalhador precisa da colaboração do objeto, o trabalhador não pode controlar o objeto, intangível e imaterial, não pode ser medido dependente do trabalhador.
Analisando as outras atividades existentes e comparando com o trabalho docente, onde nosso objeto de trabalho são seres humanos, seres únicos, com características diferentes, angustias, dúvidas, incertezas, problemas familiares. O professor tem o dever de ensinar, fazer com que o aprendizado de cada aluno se concretize mesmo com suas diferenças individuais. Existe um Regimento Escolar, e um Projeto Político Pedagógico, para nortear o professor, e este consiga fazer da melhor maneira possível interagindo com os alunos, muitas vezes improvisando, saindo do planejamento diário, deve ser flexível e os professores estarem abertos para as modificações necessárias. Fazendo o que for necessário para conseguir seu objetivo de ensinar, fazendo com que o aluno realize efetivamente este aprendizado.
No trabalho docente, o objeto de trabalho são seres pensantes, seres sociais, que despertam certas atitudes nos professores, e estes influenciam os mesmos de maneira positiva, mas como ser social, ele recebe certas influências que escapam do controle, do professor, do trabalhador docente.
A arte de ensinar, ou seja, levar o ensino-aprendizagem para os alunos, é quando o professor consegue passar o seu “saber” de forma simples da prática do próprio ofício, levando o ensino, tendo que muitas vezes criar um meio para que este aprendizado aconteça, prendendo, levando o aluno querer aprender por vontade própria

Como trabalhador docente, em seu dia-a-dia, o professor precisa envolver-se emocionalmente para conseguir que o aluno participe ativamente da aula, com o seu objeto de trabalho, o aluno necessita uma interação com o professor. O professor faz a diferença dentro da sala de aula quando realmente se envolve com o aluno, ele passa a confiar mais no professor, e este passa a ver a educação de outra maneira. Vê o professor como um amigo.
Profissionalmente guiado por um PPP e um Regimento Escolar, independente, com moral. Como autônomo cria seu próprio ambiente pedagógico, assumindo e resolvendo seu dia-a-dia, com uma visão ampla de mundo, de homem e de sociedade.
Nas outras profissões, como indústria, o operário pode notar seu produto, tal qual ele fabricou, e os profissionais da educação não conseguem de imediato ver o resultado do seu produto, pois ele vai crescendo de acordo com sua maturidade e tem um contínuo aprendizado, é um produto que se modifica gradualmente, ao longo da vida.
O trabalhador docente, é formador de seres humanos críticos, formadores de caráter, de personalidade. Do professor depende este ser que ao longo da vida vai se tornando adulto, formador de opiniões, com ideais próprios. Deste trabalhador depende o nosso futuro, sua responsabilidade é muito grande, pois estão formando cidadãos do mundo.

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou sua construção” Paulo Freire

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