sábado, 22 de novembro de 2008

Gestão Democrática

Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências.
“Democracia”, soberania popular. Organização do povo em todos os segmentos, com direitos e deveres.
Da administração democrática nas escolas, é garantido por lei e feitos sociais, repasse de verbas, promoção de recursos, plano de aplicação, prestação de contas.
A gestão democrática possui também o Projeto Político Pedagógico, que poderia chamar-se Organização Democrática de Ensino, onde toda a comunidade escolar participa, mas o aluno é a peça principal deste projeto. É visando o aprendizado deste aluno que é construído o PPP.
Na escola em que trabalho, acontece exatamente como relatei à cima, mas acho que a Direção é muito transparente, com isso trabalhando muito mais, preocupa-se em fazer vários orçamentos nas compras da merenda, e de outras necessidades.
Como cidadã nunca tive acesso a documentos como o Regimento Escolar, nem como mãe, e nem como funcionária pública estadual, em escola. Fiquei sabendo que existia um Projeto Político Pedagógico, no ano passado estudando o EPPPC, e fiquei sabendo, e os mesmos são documentos que deveriam estar no balcão da secretaria, para que toda a comunidade tivesse acesso, e todo pai, mãe ou responsável quando matriculasse seu filho, pudesse ler. Na escola em que atuo o PPP foi feito antes de eu trabalhar na mesma.

Diante deste fato vejo que a democracia dentro das escolas, está disfarçada. Como funcionária posso falar, sinto-me marginalizada perante meus colegas professores, pois alguns sentem-se superiores, (melhores que qualquer funcionário ) e ignoram que somos parte importante na escola.Ela só ira funcionar quando cada um assuma seu papel de trabalhador dentro da escola.

O povo precisa participar, como um ser importante na política contemporânea. (Bornenave – 1994 )
Entendi que gestão democrática, se faz quando a escola respeita a comunidade, fazendo com que ela compartilhe com todos os segmentos. E que todos possam participar de forma efetiva. Que cada pai, tenha a liberdade de poder ficar em mais de uma gestão do Círculo de Pais e Mestres, e Conselhos Escolares, mas também deixando com que outros pais participem. Numa escola em que trabalhei os pais agiam estrategicamente pois um participava do Conselho Escolar e outro no Círculo de Pais Mestres, muitas vezes interferindo de maneira negativa na comunidade escolar por não entender de gestão escolar.Já trabalhei em escolas, onde o Diretor dirigia a participação da comunidade, exemplo, pais, alunos, professores e funcionários que mais lhe convinham para poder dirigir uma escola sem interferências, como se a escola fosse sua. Esse segmentos faziam o que a direção explanava como o melhor ( na sua opinião ) para a escola, disfarce para ele poder dirigir a sua maneira. Pais alunos, professores que muitas vezes sentiram-se coagido nas decisões da direção. ( Democratização disfarçada).

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