sábado, 22 de novembro de 2008

OEF - Currículo - Plano de Estudos

CURRÍCULO O currículo é o caminho, a trajetória vivenciada no ambiente escolar. São as vivências desenvolvidas num período de tempo, em meio a um processo dinâmico mutável, sujeito a inúmeras influências e em constante movimento.
Estas vivências são resultados de forças sociais e pedagógicas que expressam a organização dos saberes vinculados à construção de sujeitos sociais. Assim, o currículo se constitui nas oportunidades que a escola possibilita para o sujeito ampliar seus conceitos e leitura do mundo.
Conhecimento e currículo são conceitos indissociáveis, expressos através do conjunto de atividades que direta ou indiretamente interfere no processo e produção do conhecimento, não podendo limitar-se á discussão de conteúdos, grades e carga horária, mas sim a inter-relação entre áreas do conhecimento e delas com a sociedade.
Pensar a prática educativa dentro de um horizonte interdisciplinar exige, porém, respeito à caminhada possibilitando uma relação significativa entre conhecimento e realidade.



Planos de Estudos
O Plano de Estudos constitui-se como elemento ordenador do currículo da escola Nele, estão traduzidas as Diretrizes Curriculares Nacionais em um conjunto de atividades e disciplinas, ordenadas quanto à seqüência em que devem ser cursadas ou distribuídas no tempo e caracterizadas quanto aos seus objetivos, amplitude e profundidade.
O Plano de Estudos do Ensino Fundamental, elaborado pelos professores, orientados pelo Supervisor Escolar, são aprovados pela Mantenedora. Plano de Atividades para a Educação Infantil
O Plano de Atividades para a Educação Infantil é elaborado de forma coletiva pela Escola e comunidade escolar e descreve as atividades lúdico-educativas que são desenvolvidas com as crianças.
É o documento que apresenta a organização da ação educacional com a abrangência e amplitude adequadas e os recursos pedagógicos empregados pela Escola. Define, ainda, os objetivos, as ações e a previsão do tempo além de outros aspectos considerados convenientes pela Escola.
O Plano de Atividades para a Educação Infantil é aprovado pela Mantenedora.
Plano de trabalho do professor
São elaborados pelos professores, tendo como referência o Projeto Pedagógico da Escola, o Plano de Estudos do ensino fundamental, bem como a legislação vigente.
Regimento Escolar
A Escola mantém Educação Infantil com regime anual e Ensino Fundamental com regime seriado anual
AVALIAÇÃO A avaliação mais coerente com o descrito acima é articulada com as discussões do coletivo, deve ser processual, participativa, diagnóstica, investigativa. E realizada diariamente, havendo uma preponderância da qualidade sobre a quantidade, valorizando os aspectos formativos. Deve ser continuada e somativa, e que as informações expressas possibilitem um redirecionamento da ação pedagógica, reorganizando as próximas ações com vistas a avançar no entendimento e desenvolvimento do processo de aprendizagem.
Os resultados da avaliação serão expressos conforme abaixo especificado:
-Educação Infantil: Parecer Descritivo, integrado e globalizado sem a retenção do aluno no 1º ano;
-1º e 2º Ano: Parecer Descritivo, integrado e globalizado, sem a retenção do aluno no 1º Ano;
-3º ao 5º nota globalizada;
-6º ao 9º Ano: Nota por componente curricular.
A escala para expressão de notas, adotadas pela escola é de zero a cem, sendo cumulativa, conforme os pesos trimestrais:
1º Trimestre: peso máximo= 30
2º Trimestre: peso máximo= 30
3º Trimestre: peso máximo= 40

Para obter a aprovação, o aluno terá que atingir no mínimo 60 pontos.



A avaliação é um processo contínuo cumulativo, investigativos e diagnóstico.´
É realizada diariamente, preponderando á qualidade sobre a quantidade, valorizando-se os aspectos formativos. As informações diagnosticadas na avaliação possibilitam o redirecionamento da ação pedagógica e reorganização das próximas ações com vista a avançar no entendimento e desenvolvimento do processo de aprendizagem.
Os resultados da avaliação serão expresso como abaixo especificado.
Educação Infantil: Parecer Descritivo, integrado e globalizado, sem retenção do aluno no 1º ano.
3° ao 5° Ano: Nota globalizada
6° ao 9° Ano: Nota por componente Curricular.
A escala para a expressão de notas, adotada pela a escola é de Zero a Cem, sendo cumulativa, conforme os pesos trimestrais:
1º trimestre: peso máximo = 30
2° trimestre: peso máximo = 30
3° trimestre: peso máximo = 40
Para obter aprovação, o aluno terá que atingir no mínimo 60 pontos





COMENTÁRIO


Comparando a avaliação entre PPP e o Regimento Escolar, nota-se que são muito parecidos, quase iguais. Tanto no PPP como no Regimento Escolar a expressão de notas são iguais.
Não concordo com este tipo de avaliação, pois acho que o aluno torna-se menos criativo, estuda apenas pela nota, e choca-se com a filosofia do PPP que deseja um aluno mais autônomo, mais crítico, independente. Sinto que temos que mudar, mas ainda estamos longe de conseguir um progresso neste sentido.
Com a minha leitura, acho que o PPP devia ser o norteador na confecção do Regimento Escolar, dando liberdade para cada professor, sair do roteiro que a Secretaria de Ensino define, e permitir o aprendizado individual, criando assim cidadãos autônomos, pensantes e independentes.

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