quinta-feira, 17 de julho de 2008

Estudos Sociais

A partir da interdisciplina de Estudos Sociais tive a oportunidade de conhecer a proposta para o Ensino de Estudos Sociais nas séries iniciais, pois até o momento meu conhecimento era o de aluna, e do que aprendi como aluna.
Lendo atentamente os textos compreendi a importância de trabalhar Estudos Sociais com objetivos para além de decorar nomes datas, mas para a construção de conceitos, de tempo e espaço, grupos sociais, mudança e permanências.
Compreendi que faço parte de vários grupos sociais, minha família, a escola onde trabalho, a igreja que freqüento; que tenho pertencimento a uma classe social que determina meu comportamento.
A partir destes grupos posso aprender, participar dando minha opinião sem deixar de ser um sujeito autônomo.
Passei a entender que existe um espaço físico, e um espaço social, e que preciso operar com as relações espaciais. Sabendo, por exemplo, me localizar a partir de um mapa. E o espaço social é aquele organizado pelos grupos sociais, então passei a entender que não é por acaso que a população mais pobre fica na periferia de uma cidade, ou por que as cidades que têm indústria são mais populosas.
Observando tudo isso também percebi que o tempo, histórico social é responsável por estas transformações, esse tempo não para, e vai a partir do tempo físico, dias, horas, anos, décadas deixando suas marcas fazendo a trajetória de cada um e de todos ao mesmo tempo.
Percebo o quanto estes conceitos são importantes de serem trabalhado com os alunos para que eles possam ter uma identidade, pois identificar-se vai lhe oportunizar interagir no seu meio, como cidadão.
A partir dos textos também compreendi que as crianças têm estágios para preparação destes conceitos, e que é preciso respeitá-los oportunizando atividades que partam do conhecimento, dos conceitos prévios, desafiando-os a partir de eles refletirem e construir novos conceitos ou confirmar os que já têm. O fazer parte em determinada igreja nesta família sofre interferência cultural da família com o passar dos anos sofrem interferência do grupo social.

2 comentários:

Cristina Bauer disse...

Oi Nina!
Fico feliz em poder ter contribuido de alguma forma em tuas aprendizagens. Acredite sempre que o mundo conspira a teu favor e não contra. Vc pode e vai vencer todos os obstáculos. Adimiro tua garra por estar conseguindo transpor este semestre depois de tantas dificuldades. Podes ter certeza que tudo vem para contribuir em teu crescimento. Beijos!!!

Nadie Christina disse...

Oi Nina,

É louvável o teu esforço e fico muito feliz ao encontrar uma postagem qualificada como esta, de Estudos Sociais. Está excelente a tua reflexão, continue assim.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie