segunda-feira, 21 de julho de 2008

Grandezas

Medir é comparar.
A unidade de medidas é o padrão com qual comparamos o que queremos medir.
Dependendo da unidade de medidas usada, pode não ser o padrão mais adequado.
Como objetivos para ensinar medidas para os alunos terei, que ensinar a identificar grandezas como comprimento, aprendi que se eu usar o palmo para medir comprimentos, nem sempre vai ser a mais adequada, pois depende do tamanho da mão de cada um, então o palmo não é melhor padrão para medir comprimentos. Mostrando que medir é comparar grandezas diferentes, verificando quantas vezes uma grandeza cabe dentro da outra.
O metro de carpinteiro, a fita métrica são medidas padrão, e para chegar a uma conclusão mais exata, devemos usar a medida padrão.

Estudando fração, cheguei a conclusão que fração é a parte de um inteiro.
Para efetivar este aprendizado, quando for dar aulas sobre fração, é necessário usar o concreto, e para isso podemos levar um bolo, chocolates, fazer desenhos em cartolina. Dividindo o bolo em partes iguais, mostrando que cada fatia de bolo, é uma fração, representando as frações, ½, 1/3,, ¼, o denominador vai dizer em quantas partes o inteiro foi partido, e o numerador quantas partes do bolo foi comida.

Aprendi que existe problemas insolúveis, e os alunos gostam de saber que para alguns problemas não existe solução.

Geometria exerce papel importante na vida humana.
A palavra geometria quer dizer “medida da terra”. Somos rodeados de formas diferentes, uns têm a forma de cubo, de paralelepípedos, outro forma arredondada. Os de forma arredondada se colocadas numa elevada, elas rolam. O cubo e o paralelepípedo colocados numa elevada, somente escorregam.

Nenhum comentário: