sábado, 26 de julho de 2008

TICS

Historia e Situação atual da Informática.

Primeiras Iniciativas – As primeiras iniciativas com certeza é um fato muito importante para a utilização de computadores na educação atualmente.
Com uma discussão em um seminário em 1971 para a utilização de computadores no ensino da Física e mais tarde a primeira demostração em 1973 um uma conferência de Tecnologia Aplicada ao Ensino Superior no Rio de Janeiro.
Então no Brasil começou a traçar seu próprio caminho para a informatização de sua sociedade, Criando à CAPRE – Comissão Coordenadora das atividades de Processamentos Eletronicos, a DIGIBAS – Empresa Digital Brasileira e a SEI – Secretaria Especial de Informática, com a finalidade de regulamentar, supervisionar e fomentar o desenvolvimento e a transição tecnológica do setor.

Os Primeiros Subsídios – Os orgão vinham realizando pesquisas para a viabilização de uma proposta nacional de uso de computadores na educação que motivou a constituição de uma equipe intersetorial que contou a participação de representantes da SEI, MEC, CNPq e FINEP.
Esta equipe realizaou o I Seminário Nacional de Informática na Educação em 1981, co especialistas nacionais e internacionais, deste seminário surgiram recomendações norteadas do movimento e que até hoje continuam influenciando a condução de politica pública na área.


Principais Projetos – EDUCAOM, FORMAR e CIEd.
Projeto EDUCOM contribuiu para a criação e desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação nas escolas públicas brasileiras.
Projeto FORMAR, voltado para a capacitação do professores de rede pública.
Projeto CIEd, destinado a implantação de centros de informática educativa para atendimento às escolas de 1° e 2° graus de rede pública de ensino.


Analise de Softwares Educacionais

Lendo os textos propostos pela interdisciplina: a tecnologia na educação significa refletir sobre a qualidade um projeto que ofereça suportes teóricos e pedagógicos.
A tecnologia colabora para o progresso do ensino, desenvolvendo o pensamento a capacidade de criação, de criticidade e interatividade dos alunos. É imprescindível a mediação do professor, na visão de uma proposta sólida e bem fundamentada quanto às relações de ensino/aprendizagem que supõe a produção do conhecimento envolvendo indivíduos e conhecimento, pois não existe tecnologia auto suficiente.
Para podermos usar toda a tecnologia que está à nossa disposição temos que integrar ao software educacional alguns aspectos necessários para o processo ensino/aprendizagem:
•Uma visão de educação, onde formamos cidadãos, considerando as mudanças técnicas, sociais, políticas e econômicas que acontecem no nosso meio social.
•Percepção pedagógica que oriente a prática do educando, ele vai ter que ser intermediário para gerar a criticidade, ser criativo, serem pessoas empreendedoras no seu aprendizado desafiando e questionando.
•Identificar o tipo de software:tutorial,simulação, programação, tendo em vista o público alvo, os objetivos e táticas de uso na metodologia educativa e as condicionantes técnicas.
Para que a tecnologia seja bem aplicada, e atender as necessidades dos alunos, os professores precisam saber algumas coisas sobre os software educacional: e aquele que tem a finalidade educacional, necessita ser pedagogicamente defensável pelos professores e alunos, e precisam ser avaliados nos quesitos: qualidade técnica, prático e pertinência educacional.

Escrita Coletiva

CSCL – Computer Supported Collaborative Learning é usada como estratégia educativa em que um grupo de colaboradores trocam o seus conhecimento através de discussão, da reflexão e tomada de decisões, e onde os recursos informáticos atuam com mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
Métodos de ensino colaborativo – O Ambiente de aprendizagem conhecido como Groupware, o professor é um orientador, as aulas fica centrado nos alunos/colaboradores, são dinâmicas e investigativas com a aprendizagem em grupo.
Plataformas tecnológicas – Software desenvolvidos para o uso groupware educacional como Moodle, Learning Space, First Class, Web Course, Top Class, Learning Server, Web-CT entre outros... que apoiam o aprendizagem colaborativa.

Vídeo Educacional

Vídeo - O vídeo pode e deve ser usado de maneira pedagógica, quando realmente está propondo um aprendizado e não por falta de planejamento, ou por falta de professor.
O vídeo deixou claro que mesmo com tecnologia, o professor não pode continuar com a mesma metodologia, pois de nada vai adiantar a tecnologia na escola.
Tecnologia - A tecnologia na sala de aula veio para facilitar o ensino do professor, pois com este mecanismo, o aprendizado fica mais concreto.
Para fazer uma escola do futuro, precisamos de professores com mente aberta, disposto a aprender junto com seus alunos, sobre a tecnologia, e começar fazer uso deste recurso.
Esperamos desta tecnologia moderna, esse modo novo de ensinar, de usar ferramentas que saem do tradicional, visando com que o aluno compreenda o mundo melhor. Associação a sala de aula do cotidiano, também inclui novos temas no processo educacional.
Dinâmicas com os Vídeos – Os alunos podem ser estudados como Análises, em conjunto, globalizante, concentrada, funcional e de linguagem, pode ser proposto a os alunos completar, modificar e produzir o vídeo ou até mesmo o vídeo espelho das aulas dadas.





A tecnologia esta sendo incluida no nosso cotidiano, diariamente. Colaborando com o aprendizado de nossos educandos.
O tempo passando, essa geração atual muito evoluida exigindo a evolução de toda a sociedade.
Uma escola que quer criar cidadãos críticos, deve estar sempre atualizada, pensando no futuro desses individuos, e é nela que acontece as primeiras iniciativas para o aprendizado efetivo de cada criança.
Em 2007 a escola foi contemplada pelo MEC, com 18 computadores, que usam o Sistema Operacional Linux.
Então começaram as dificuldades, pois temos na escola alguns professores que entendem e estão acostumados a usar o Sistema Operacional Windows.
Para sanar os problemas, acho que em primeiro lugar nossos professores têm que se apossar deste aprendizado, para depois ensinar para os alunos, fazendo com que eles possam fazer uso desta tecnologia, e fazer aulas proveitosas e com qualidade, e que realmente se concretize o ensino/aprendizagem.
Penso que ainda temos muitas mudanças, por vir, e que cada professor veja que tem necessidade de mudar e que precisa se atualizar para acompanhar o que está acontecendo em nossa sociedade.
Para o nosso país ter. o desenvolvimento necessário, ele precisa de professores comprometidos com a sua profissão, sempre aprendendo, para poder ensinar, e dando o que realmente nosso pequenos brasileiros precisam.
O governo têm a grande responsabildade, de fazer um Brasil melhor, e é na educação que vamos esperar que ele sempre dê o primeiro passo, para o desenvolvimento do nosso país, investindo em cursos alternativos onde o professor aprenderá, para ensinar nossos jovens a serem cada vez mais éticos e um futuro promissor.


Este traabalho foi feito de acordo com os textos e sites indicados pelo professor Eliseo Reategui.


Informática Educativa no Brasil - Mª andida Moraes
Análise de software educacional - Luiz Carlos Neitzel- Mestrando Maria José Dozza Subtil - Doutoranda Rita de Cássia Guarezi Gomes - Mestranda Rinaldo Irineu de Sousa - Mestrando

Vídeo na Sala de Aula - José Manuel Moran

Sites - www.minerva.uevora.pt/csc/indexhtlm
penta.ufrgs.br/sbi99/acac/htlm

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Nina,

Está muito interessante a reflexão que feita ao final da postagem, sobre a necessidade de formação dos professores para o uso de tecnologias. Eu gostaria de saber se a parte descritiva dos conteúdos abordados em TICs teve origem em textos ou sites. Se isto ocorreu seria fundamental colocares as fontes e os autores ao mencionar no teu texto, ok?
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie