sábado, 26 de julho de 2008

Rec.ciências/matemática

Como o ensino de ciências pode favorecer o entendimento da matemática nas séries iniciais?
O estudo de ciências é, seguramente, o mais importante instrumento para a aprendizagem da matemática nas séries iniciais, pois essas duas disciplinas se perpetuam juntas pelo ensino fundamental, médio e superior, e necessitam que exista entendimento e compreensão de uma, para que se aprenda com plenitude a outra. Por esse motivo devemos compreender quais são os métodos que podem ser utilizados para que esse entendimento ocorra com mais facilidade pelos alunos .
Para começarmos o entendimento de ciências, podemos utilizar como base os pensamentos do autor Maurivan Gützel Ramos os quais fica evidente a importância que da estimulação da capacidade argumentativa nas crianças, e esse estímulo faz parte das atribuições de um bom pedagogo. O ensino de ciências faz com que as crianças desde as séries iniciais comecem a entender o mundo em que vivem, e isso acontece quando introduzimos em seus pensamentos as primeiras noções existentes na natureza, fazemos com que os pequenos construam seu entendimento a partir da realidade, sem a necessidade de memorizar vocábulos científicos e isso faz com que a aprendizagem se torne mais “atraente” para as crianças.
Quando fazemos com que a teoria e a prática tenham união em sala de aula, transportamos os alunos para um “mundo” de estudo mais interessante do qual eles estão acostumados a vivenciar na escola, e essa idéia , para o ensino de matemática se torna fundamental e indispensável tendo em vista que se esta disciplina não for abordada corretamente pelos professores, o entendimento dos conteúdos pelas crianças fica prejudicado desde o princípio, e essa “má formação inicial” pode ocasionar um péssimo e desastroso desempenho desses futuros estudante de séries mais avançadas, séries estas, que possui uma diferenciação entre as disciplinas.
Em suma, o ensino de ciências é fundamentas para o desenvolvimento dos alunos e para o entendimento da matemática, na medida em que os professores transportam a realidade para a sala de aula com simplicidade, fazendo com que se desperte nas crianças o interesse pelas ciências exatas, e por conseqüência, lhes proporcionando a possibilidade de vivenciar o aprendizado e ao mesmo tempo questionar os acontecimentos através da argumentação. Desse modo, desenvolvendo o questionamento nos pequenos podemos fazer com que o ensino da matemática se torne mais interessante e faça com que eles tenham mais prazer em aprender.
Tendo em vista que tudo o que foi escrito acima tem lógica e é bem fundamentado, estarão os educadores atuais desenvolvendo suas atividades pedagógicas de acordo com esse propósito? Os números de aprovação em matemática condizem com essa teoria abordada? Será que os nossos pequenos estudantes estão sendo estimulados a questionar e a debater? Estarão eles tendo um aprendizado mais dinâmico, ou inda estão aprendendo a mesma maneira do meu tempo que aprender era considerado um sacrifício?

Rec

Nenhum comentário: