sábado, 7 de novembro de 2009

EJA - Incluindo

A educação de Jovens e adultos é uma modalidade de ensino que atende pessoas, que não tiveram o direito de estudar no início com a faixa etária adequada acredita-se pelas nadequações do sistema de ensino, ou pelas poucas condições financeira destas pessoas.
A educação da EJA, refere-se não apenas uma faixa etária, mas uma parcela da população, com sua cultural, e apresentam a marca da exclusão social, pois são migrantes das grandes cidades, oriundos da área rural, muito pobre, filhos de pessoas de pouca ou nada de instrução escolar,ou analfabetos, pela necessidade de ajudar a família a se manter financeiramente)
A exclusão da escola coloca o adulto em situação de desconforto e fracasso, a escola tem uma linguagem e regras, que não são de senso comum,é uma linguagem específica, muito diferente do cotidiano desses jovens e adultos, falta-lhes auto-estima pelo fracasso que tiveram quando criança, de terem evadido, ou de repetirem, por terem sido reprovados.
É necessário estudos e pesquisas sobre esses adultos, pois currículo, programas e métodos foram concebidos para as crianças, e também falta preparação de professores para atuarem com essa clientela.
Conforme pesquisas o modo de funcionamento cognitivo é equivalente, isto é, todos os seres humanos têm uma capacidade de aprender, com inteligência.
Existem três linhas de pensamento o que ocorre com o adulto não escolarizado e seus processos de aquisição da linguagem e pensamento. Quando se organiza o ensino.
A primeira a afirmar que existe diferença entre membros de diferentes grupos; que a falta de escolaridade, pertencem ao mesmo grupo, interferem na aprendizagem, e que não são considerados quando organiza o ensino.
A segunda vai dizer que não importa nada, tudo deve ser respeitado a partir das falas dos alunos.
A terceira abordagem leva em conta sua origem, grupo social e é nesses ambientes específicos que ela desempenha tarefas que desenvolvem mais ou menos sua capacidade cognitiva.

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