quarta-feira, 11 de novembro de 2009

EJA

A partir da leitura do Parecer CEB no 11/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
EJA- Educação de Jovens e Adultos é uma categoria organizacional constante da estrutura da educação nacional, com finalidades e funções específicas.Representa uma dívida social não reparada para com os que não tiveram acesso a e nem domínio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força de trabalho empregada na constituição de riquezas e na elevação de obras públicas. Ser privado deste acesso é, de fato, a perda de um instrumento imprescindível para uma presença significativa na convivência social contemporânea.Funções da EJA:Reparadora- restauração de um direito negado; direito a uma escola de qualidade; reconhecimento da igualdade ontológica de todo e qualquer ser humano. Equalizadora- acesso no sistema educacional dos que tiveram uma interrupção forçada seja pela repetência ou pela evasão, pelas desigualdades de oportunidades de permanência ou outras condições adversas. Qualificadora- Mais do que nunca, ela é um apelo para a educação permanente e criação de uma sociedade educada para o universalismo, a solidariedade, a igualdade e a diversidade. A função qualificadora é também um apelo para as instituições de ensino e pesquisa no sentido da produção adequada de material didático que seja permanente enquanto processo, mutável na variabilidade de conteúdos e contemporânea no uso de e no acesso a meios eletrônicos da comunicação A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e às características de cada fase de desenvolvimento do educando. com maior razão, pode-se dizer que o preparo de um docente voltado para a EJA deve incluir, além das exigências formativas para todo e qualquer professor, aquelas relativas à complexidade diferencia desta modalidade de ensino. Assim esse profissional do magistério deve estar preparado para interagir empaticamente com esta parcela de estudantes e de estabelecer o exercício do diálogo.A formação adequada e a ação integrada implicam a existência de um espaço próprio, para os profissionais da EJA, nos sistemas, nas universidades e em outras instituições formadoras.
Relações entre educação e trabalho propostas pela Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação de Jovens e Adultos na educação de crianças e adolescentes partimos do mundo que os cerca, com brincadeiras, histórias infantis, na EJA, a realidade dos alunos é o mundo do trabalho, que já possuem ou estão pretendendo. Não que seja um curso profissionalizante, mas que abra perspectivas de trabalho. A organização curricular deverá prever momentos de aproveitamento das experiências diversas que estes alunos trazem consigo como, por exemplo, os modos pelos quais eles trabalham seus tempos e seu cotidiano. A flexibilidade curricular poderá atender a esta tipificação do tempo mediante módulos, combinações entre ensino presencial e uma sintonia com temas da vida cotidiana dos alunos, a fim de que possam se tornar elementos geradores de um currículo pertinente.O tratamento dos conteúdos curriculares não pode se ausentar desta premissa fundamental, prévia e concomitante à presença em bancos escolares: a vivência do trabalho e a expectativa de melhoria de vida.
Existe uma transformação do sujeito em exercer efetivamente sua cidadania. Com a globalização, há exigências e desafios criando possibilidades de trabalho, identificando suas potencialidades, num processo de desenvolver suas habilidades, valorizando as competências adquiridas nas experiências de vida e qualificando-se em nível mais elevado com melhor capacitação para o mercado de trabalho.




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