sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Projetos Didática

“Os projetos de trabalho é uma forma de organizar os conhecimentos escolares”, e existe semelhanças e diferenças entre a Pedagogia de projetos na Educação Infantil e nos anos iniciais.
Os projetos devem ser organizados de acordo com o desenvolvimento cognitivo de cada nível e por outro lado o desenvolvimento cognitivo serve de base para a organização dos projetos, que devem levar em conta o desenvolvimento, e as hipóteses que eles têm sobre a temática, experiências anteriores de cada um, a profundidade, reflexões realizadas são diferentes.
Os métodos usados dos projetos consideram cada nível e etapa de escolaridade exige uma orientação que diferencia na organização dos projetos.
Existem aspectos positivos e desafiadores do trabalho por projetos, temos que levar em consideração o interesse do aluno, a sua aprendizagem a partir da diversidade entre os colegas, desafiando-os a inovar questionando a prática docente com novas possibilidades de uma aprendizagem diferenciada.
Os projetos de trabalho levam para aprendizagens mais significativas, constrói outra lógica educativos centrado na aprendizagem dos alunos considerando suas característica, seus conhecimento prévios, e a suas experiências e vivências.
O papel do professor é outro, significa buscar uma outra metodologia, é a superação do paradigma tradicional positivista, que ensina com base na memorização, fragmentação, leituras ingênuas e simplificadas, na conta da incapacidade cognitiva dos seus alunos.
Portanto essa nova metodologia impõe uma nova compreensão do processo ensino aprendizagem primeiro fazendo esta desconstrução mais profunda dos modelos tradicionais de ensino.
Esta reorganização que vamos chamar de globalização não é uma acumulação de conhecimentos de relações entre diferentes fontes e procedimentos para abordar a informação, colocando a sala de aula como um espaço de reflexão.
Na organização não significa dizer que os alunos podem tudo, reconhecer que ao organizarmos o ensino por projetos de trabalho, o aluno é o outro, mas o professor é quem organiza, e os objetivos, conteúdos e habilidades também fazem parte deste processo, bem como a avaliação.
É muito importante também a intervenção do professor.

Nenhum comentário: