terça-feira, 3 de novembro de 2009

Menino Selvagem

Vendo o filme “O menino Selvagem”, conta a história de um menino que não falava. Posso dizer que a paciência e persistência do professor Itard, consegue que ele aprenda a relação com os objetos.
Analisando o texto posso dizer que Victor consegue simplesmente por que foi treinado para isto.
Os surdos que falam e não usam a língua materna de sinais, relacionam o objeto com os movimentos da boca, numa leitura labial, pois estes já aprenderam a ler e escrever.
Os surdos e sua história passaram por diversas fases com o passar dos tempos.
Os surdos foram privados de seus direitos, tratados como objetos. Na Alemanha passaram pela fase do oralismo., onde tinham que falar
Em Paris Abade Charles Michel de L’e Epée conheceu duas irmãs surdas que se comunicavam através de sinais, fundando a primeira escola para surdos.
Em 1802 nos Estados Unidos, Jean Marc Itard, afirmava que o surdo podia ser treinado para ouvir, sendo o responsável por Vitor, o garoto selvagem.
Foi inventado também o código de símbolos chamado “Fala Visível”, sistema que utilizavam os lábios, garganta, língua, dentes e palato, para que repetissem os movimentos e os sons indicados pelo professor.
Eduardo Huet, em 1855 como professor surdo, chega ao Brasil sob aprovação de D.Pedro II, com a intenção de abrir uma escola para pessoas surdas.
Em 1857 foi fundada a primeira escola no Brasil, no Rio de Janeiro com o nome de “Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, hoje “Instituto Nacional de Educação de Surdos”.
INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 1875 , um ex-aluno, Flausino José Gama, aos 18 anos, publicou “Iconografia dos Signaes dos Surdos-Mudos”, o primeiro dicionário de língua de Sinais no Brasil.
No meu ponto de vista a pior fase que os surdos passaram foi quando a língua de sinais foi proibida, desaprovada no Congresso Internacional de Surdo-Mudez, em Milão – Itália, e o método oral foi o mais votado, pois os professores surdos foram impedidos de votar, pois os proibiram.
Lendo a história dos surdos posso ver, que no período a.C 368 que o grande filósofo grego Sócrates já viabilizava a Língua de sinais.
Aqui no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi oficializada através da Lei 10.436/2002.
Com o passar dos anos os surdos foram conquistando sua cidadania através da língua de sinais que se apresenta como a Língua materna dos surdos, e assim poder compartilhar de uma comunidade surda, onde todos usam os sinais para comunicação, é ali que realmente os surdos são respeitados, por isso eles preferem estar no meio de surdos.
Para que exista realmente uma inclusão social dos surdos, o governo deve criar uma disciplina de LIBRAS, contemplando no currículo escolar, do ensino fundamental e ensino médio, para que toda a sociedade possa fazer uso dos sinais para a comunicação entre todos

Nenhum comentário: