segunda-feira, 7 de junho de 2010

Reflexão Semana IV



Reflexão Semana IV


Segundo Ferreiro e Teberoski (1991,p 183) meus aluninhos estão desenvolvendo a escrita Pré-Silábica. Neste nível a interpretação da escrita tem a intenção subjetiva do escritor conta mais que as diferenças objetivas no resultado: todas as escritas se assemelham muito entre si, o que não impede que a criança as considere como diferentes, visto que a intenção que presidiu sua realização era diferente (se quis escrever uma palavra num caso, e outra palavra no outro caso). Com essas características, torna-se claro que a escrita não pode funcionar como veículo de transmissão de informação: cada um pode interpretar sua própria escrita, porém, não a dos outros. ( 4 e 5 anos)








Era para escrever o nome: TIAGO. Sendo questionado o que ele escreveu disse ser seu nome. Aos poucos observo que eles estão construindo suas hipóteses. Procuro apenas estimular e oportunizar o prazer da descoberta das letras.

Lendo o texto “As histórias, sob a ótica das crianças” e assistido o vídeo das narrativas de crianças de 3 a 6 anos, analisados por Monique Deheinzenlin. Vejo que através da contação de histórias favorecemos a aquisição de habilidades que permitem a criança analisar de forma crítica o mundo que os cerca, enfrentar os desafios e problemas, convivendo com o outro e com as diferenças.
Nesta idade é tudo brincadeira, é tudo um faz de conta. É um trabalho expressivo, e intelectual. A criança usa de sincretismo, pois mistura filmes, fatos da realidade do seu dia a dia e recria nova história com sua imaginação fértil. Trás novos elementos fazendo, uma versão mais eficaz e intensa. Para mim fica claro que a criança quando reconta uma história, ela terá a sua nova versão, desenvolvendo sua imaginação, sentimentos usa da ficção com monstros, fadas misturando com a realidade dando assim uma sequência do episódio da história. Nos primeiros anos de vida é comum que isto aconteça e o adulto deve entender a sua importância. É aí que acontece o nascimento das narrativas a linguagem organiza o pensamento. Proporcionar estas aprendizagens para a criança irá contribuir para que ela se expresse melhor, no amadurecimento afetivo garantindo e ampliando o universo para além do cotidiano.



Interdisciplinariedade e práxis pedagógica emancipadora Interdisciplinarity and emancipatory pedagogical practice
Lucídio Bianchetti1
Ari Paulo Jantsch2
...a interdisciplinaridade, enquanto princípio mediador entre as
diferentes disciplinas, não poderá jamais ser elemento de redução a
um denominador comum, mas elemento teórico-metodológico da
diferença e da criatividade. A interdisciplinaridade é o princípio da
máxima exploração das potencialidades de cada ciência, da
compreensão dos seus limites, mas, acima de tudo, é o princípio da
diversidade e da criatividade (Etges, 2000, p. 18).


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2 Mestre em Planejamento Educacional pela UFRGS; Dr. em Educação pela UNIMEP ... e aplicação da interdisciplinaridade ganha visibilidade mais contundente e, ...
www.rizoma.ufsc.br/pdfs/658-of9-st1.pdf - Similares

4 comentários:

NINA disse...

Olá!
Rô, fui colocar foto na semana VI,e ficou bem em cima, não sei colocar no lugar. Tu já havia até comentado.

NINA disse...

Olá!
Rô, fui colocar foto na semana VI,e ficou bem em cima, não sei colocar no lugar. Tu já havia até comentado. Estou muito feliz, pois mesmo fazendo coisas erradas, como trocar de lugar a postagem, vejo que já aprendi a colocar imagem no meu blog.Muito Obrigada!
Nina.

Roberta disse...

Nina!!

Colocar fotos no blog também é um momento de aprendizagem que deve ser registrado.

Abraços
Roberta

NINA disse...

Olá!
A gente esquece, são tantas coisas, mas que bom que me lembrou...
Muito Obrigada!
Beijos!
Nina