quinta-feira, 3 de junho de 2010

Semana VI

O tema semanal foi sobre a alimentação, e ela nos favoreceu as práticas interdisciplinares.

“Estes temas se chamam geradores porque, qualquer que seja a natureza de sua compreensão, como a ação por eles provocada, contêm em si a possibilidade de desdobrar-se em outros tantos temas que, por sua vez, provocam novas tarefas que devem ser cumpridas” (FREIRE,1991, p. 93).

Buscando um homem mais concreto e mais liberto, Paulo Freire nos apresenta o caminho dialógico para ajudar “o homem a tornar-se homem”.
A essência de seu pensamento está em dois pontos: conscientização e a educação como prática da liberdade, seu propósito de alfabetizar rapidamente um grande número de pessoas, têm como meta a educação conscientizadora, isto é, educar o povo para a participação consciente na realidade política do país, ele nos mostra como lutar as explorações opressoras e dominadoras.
Paulo Freire propôs em toda a sua obra a necessidade de uma educação libertadora que leve o homem a compreensão da sociedade e seu papel dentro dela. Ele achava que o desenvolvimento de receptividade das mudanças e de atitude de entendimento do outro. É através do diálogo do professor com seu aluno, com os alunos, com as realidades naturais e culturais da comunidade, o povo caminhará para o autogoverno e para a participação do homem na construção da vida coletiva, é importante que o professor respeite os educandos eliminando qualquer conotação de superioridade intelectual ou cultural.

“A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem”.
Paulo Freire

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