domingo, 13 de junho de 2010

Semana VII


Aos quarenta e oito dias do início das aulas, percebo que meus aluninhos estão construindo suas aprendizagens. Aos poucos vou incluindo nas atividades os numerais, sempre respeitando seus limites, e avançando de acordo com o crescimento de cada um, a maioria deles têm quatro anos.
Percebo que eles estão cada vez mais integrados às atividades que estamos desenvolvendo e acredito que isto é um misto de maturidade e de conhecimento que vão adquirindo em sala de aula.
Através da prática estou desenvolvendo um olhar mais minucioso nas crianças.No nosso dia a dia acontecem fatos que me deixam preocupada, sendo imparcial noto até o psicológico, quando alguma criança está enfrentando algum problema, e tento buscar uma maneira de ajudá-los.
"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca,não aprendo nem ensino". ( Paulo Freire )
www.projetospedagogicosdinamicos.kit.net/.../Page756.htm
Com esta prática em sala de aula, percebo que realmente temos que buscar meios do aluno querer aprender.
“O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram - homens criativos, inventores, descobridores. O segundo objetivo da educação é formar mentes críticas, verificadoras, que não aceitam tudo que se lhes propõe sem questionar. O grande perigo de hoje são os slogans, opiniões e manobras, tendências manipulativas de pensar. Devemos ser capazes de resistir individualmente, de criticar, de distinguir entre o que é provado e o que não é. Desta forma necessitamos alunos ativos, que desde cedo aprendem como descobrir as coisas por conta própria, em parte pela sua atividade espontânea e em parte através de materiais que lhes fornecemos” (DUCKWORTH,p.17

Um comentário:

Roberta disse...

Nina!!

É muito interessante que consigas perceber o ritmo dos teus alunos, pois isso demosntra que estás atenta às necessidades que a turma aprensenta.

Abraços
Roberta